O número de mortos na Turquia e na Síria após os fortes terremotos de magnitude 7,8 e 7,5 continua amentando. Segundo atualizações do The Wall Street Journal, a quantidade de vítimas ultrapassou os cinco mil nesta terça-feira (7).
Para quem tem pressa:
Número de mortes na Turquia e Síria já ultrapassa os 5 mil; Análises preveem de 10 mil a 20 mil óbitos;Total de vítimas pode aumentar, já que milhares de pessoas estão desaparecidas; Busca entre os escombros é difícil e delicada e uma tempestade de neve na maioria das regiões afetadas do sul da Turquia está dificultando os esforços; O terremoto também danificou estradas e infraestrutura aeroportuária, limitando a resposta dos serviços de emergência.
Leia mais!
Revolução: brasileira cria memória para PCs 100 vezes mais rápida que as atuais5 coisas que você precisa saber antes de montar um PC5 dicas de segurança para evitar golpes no WhatsApp
Na manhã da segunda-feira (6), um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e o noroeste da Síria. O tremor é o mais forte terremoto registrado em 80 anos na região.
Horas depois, um tremor secundário de 7,5 graus também foi sentido. O tamanho do estrago ainda está sendo medido pelas autoridades turcas, mas o mais recente balanço prevê que mais de 5.600 edifícios tenham sido destruídos, entre eles, um famoso castelo da época do Império Romano.
De acordo com análise do US Geological Survey, o número de mortes pode chegar a 10 mil, com danos iniciais de US$ 1 bilhão em perdas econômicas. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), diante dos estragos causados, os óbitos podem alcançar os 20 mil.
Vítimas do terremoto na Turquia e Síria. Imagem: Reprodução/Reuters
O epicentro do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria foi a 10 quilômetros da superfície, o que pode explicar o tamanho da destruição. O local fica na cidade turca de Kahramanmaras, próximo à fronteira entre os dois países. O tremor ainda foi sentido em Israel, Chipre e no Líbano. Segundo o governo turco, mais de 40 países anunciaram o envio de ajuda após o terremoto.
O que significa magnitude 7,8?
A escala Richter é a base que define a magnitude dos terremotos, dando uma noção exata sobre o potencial dos abalos sísmicos que acontecem na litosfera (camada formada pela crosta e o manto terrestre).
De modo geral, podemos considerar como graves os abalos sísmicos acima de 6. Magnitude entre 7 e 8 causam danos graves em edifícios e grandes rachaduras no solo. Já força entre 8 e 9 provoca a destruição de pontes, viadutos e quase todas as construções. Confira aqui a escala completa!
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Terremoto na Turquia e Síria: número de mortos já ultrapassa os 5 mil apareceu primeiro em Olhar Digital.
