Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu o nordeste do Japão nesta sexta-feira (12), segundo a agência de notícias AFP. Os tremores foram seguidos de pequenas ondas de tsunami.
A Agência Meteorológica do Japão chegou a emitir um alerta de tsunami para a região, que depois foi cancelado. O evento aconteceu na mesma região onde um terremoto seguido de tsunami vitimou mais de 20 mil pessoas em 2011.

Terremoto foi seguido de ondas de tsunami
O terremoto aconteceu na costa leste da província de Aomori, no norte da ilha Honshu, às 11h44 do horário local. Os tremores surgiram a uma profundidade de 20 quilômetros, o que motivou um alerta de tsunami por parte da Agência Meteorológica japonesa. O alerta foi cancelado duas horas depois.
As ondas de tsunami registradas eram de pequena intensidade e atingiram as prefeituras de Hokkaido e Aomori. Já no porto de Kuji, na província de Iwate, elas chegaram a 0,6 metros. A agência japonesa alertou que as ondas poderiam continuar.
O terremoto deixou 34 pessoas feridas, além de cortes de energia temporários em alguns locais. Já o tsunami não causou danos graves.

Risco de megaterremoto
O terremoto desta sexta-feira veio poucos dias depois que outro evento deste tipo atingiu a mesma região, na segunda-feira. O Olhar Digital deu os detalhes aqui.
Na ocasião, autoridades japonesas informaram que havia um pequeno risco de megaterremoto, de magnitude 8 ou mais, e de um possível tsunami ao longo da costa nordeste, podendo chegar até Tóquio. Não chegou a acontecer. A agência pediu que os moradores seguissem atentos para possíveis alertas de emergência.
Leia mais:
- Japão: veja vídeo da erupção do vulcão Sakurajima
- Avanço da demência no Japão faz governo apostar em IA, GPS e robôs para conter impacto
- Nova espécie de caravela-portuguesa surge no nordeste do Japão
Os eventos desta sexta aconteceram na mesma região onde um terremoto de magnitude 9 seguido de um tsunami matou quase 20 mil pessoas em 2011.
O post Terremoto seguido de tsunami atinge nordeste do Japão apareceu primeiro em Olhar Digital.
