Tesla descarta fábrica na Índia, apesar de incentivos do governo

A Tesla, de Elon Musk, não pretende fabricar veículos elétricos na Índia, segundo afirmou o ministro da indústria pesada do país, HD Kumaraswamy. As informações são da BBC.

Apesar dos incentivos lançados pelo governo indiano para atrair fabricantes globais de veículos elétricos, a montadora americana se mostrou desinteressada em investir localmente.

Kumaraswamy confirmou que a Tesla abrirá dois showrooms no país, mas sem planos de produção. Outras montadoras, como Mercedes-Benz, Skoda-Volkswagen, Hyundai e Kia, demonstraram intenção de fabricar na Índia.

A Índia tem lançado medidas para atrair fabricantes estrangeiros de carros elétricos, mas a Tesla não demonstrou interesse (Imagem: em_concepts / Shutterstock.com)

Leia mais

Negociações travaram

  • As negociações com a Tesla vinham ocorrendo desde 2022, mas travaram quando o governo indiano exigiu produção local — algo que a empresa relutou em aceitar.
  • Musk havia declarado em 2023 que buscava o “momento certo” para investir, após reunião com o primeiro-ministro Narendra Modi.
  • Mesmo com cortes recentes nos impostos de importação para atrair investimentos, analistas apontam que o mercado indiano ainda é incipiente: os carros elétricos representam menos de 3% das vendas totais, e os modelos da Tesla são muito caros para o consumidor médio indiano.
  • Obstáculos como infraestrutura de recarga e condições viárias também pesam na decisão.
Montadora vê na Índia um mercado ainda pequeno e infraestrutura precária para investir em uma fábrica (Imagem: GuoZhongHua/Shutterstock)

Tesla com vendas em queda

Enquanto a Tesla enfrenta queda global nas vendas e concorrência chinesa acirrada, no mercado indiano quem lidera é a Tata Motors, com mais de 60% de participação, seguida pela MG Motors.

A montadora de Elon Musk corre para recuperar terrenos, especialmente após o CEO encerrar sua passagem no governo de Donald Trump, e alegar que está novamente focado totalmente em suas empresas.

Em toda a Europa, as vendas da Tesla caíram 37,2% nos quatro primeiros meses de 2025. Leia mais sobre isso aqui.

Mesmo com cortes de impostos e incentivos, empresa de Elon Musk opta por não investir na índia (Imagem: Muhammad Alimaki/Shutterstock)

O post Tesla descarta fábrica na Índia, apesar de incentivos do governo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Descubra 10 consequências de treinar muito pesado em academia

Controle da TV Samsung não funciona? Veja como consertar

Netflix: lançamentos da semana (22 a 28 de dezembro)