Home Variedade Tesla é investigada por defeito em portas que prendem motoristas

Tesla é investigada por defeito em portas que prendem motoristas

by Fesouza
5 minutes read

Um defeito em maçanetas de portas do Model Y levou a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos EUA a abrir uma investigação contra a Tesla. O órgão recebeu relatos de nove incidentes em que os motoristas ficaram presos dentro de seus veículos, levantando preocupações sobre segurança. A investigação se concentra especificamente em cerca de 174.290 SUVs Model Y

Na semana passada, uma reportagem da Bloomberg denunciou casos em que proprietários do modelo sofreram graves ferimentos por não conseguirem abrir a porta após se envolverem em acidentes de trânsito. Uma passageira sofreu queimaduras graves e danos permanentes nos pulmões devido à inalação de fumaça, como relatou o Olhar Digital.

“Esta investigação também avaliará a abordagem utilizada pela Tesla para fornecer energia às travas das portas e a confiabilidade das fontes de alimentação aplicáveis. No momento, a investigação da NHTSA está focada na operabilidade das travas eletrônicas das portas pelo lado de fora do veículo, visto que essa é a única circunstância em que não há um modo manual de abrir a porta”, diz a ata.

fábrica da tesla
Investigação se concentra especificamente em cerca de 174.290 SUVs Model Y (Imagem: Michael Vi/Shutterstock)

Mudanças por vir?

Não é de agora que o governo americano expressa preocupações com o design das maçanetas de portas da Tesla, que ficam rentes ao veículo para melhorar a aerodinâmica. Autoridades já discutiram a possibilidade de proibir maçanetas eletrônicas por motivo de segurança, segundo o site The Verge. Um dos problemas investigados é a baixa voltagem de baterias que deixam as alças inoperantes.  

Os cenários mais comumente relatados envolveram pais que não conseguiram abrir uma porta para retirar crianças do banco de trás depois de dirigirem. Quatro pessoas relataram ter quebrado uma janela para conseguir entrar no veículo novamente.

“Embora os veículos Tesla tenham liberações manuais das portas dentro da cabine, nessas situações, uma criança pode não conseguir acessar ou operar as liberações. Como resultado, um ocupante pode não ser rapidamente resgatado por pessoas de fora do veículo. Ficar preso em um veículo é particularmente preocupante em situações de emergência, como quando crianças ficam presas em um veículo quente”, argumenta a NHTSA.

tesla loja
Um dos problemas investigados é a baixa voltagem de baterias nas portas (Imagem: Robert Way/iStock)

A agência informou que continuará monitorando quaisquer relatos semelhantes envolvendo a abertura de portas pelo lado de dentro do veículo, e que o Escritório de Investigação de Defeitos tomará as medidas necessárias.

Leia Mais:

No alvo

Esta não é a primeira vez que a Tesla se torna alvo de uma investigação da agência. Em agosto, a NHTSA abriu uma apuração sobre a ausência de informações sobre acidentes envolvendo o Autopilot e o software beta de direção autônoma completa. Já no início do ano, a montadora de Elon Musk recolheu 46.096 Cybertrucks após um relatório da agência indicar que o painel externo do veículo poderia se soltar.

tesla
Quatro pessoas relataram ter quebrado uma janela para conseguir entrar no veículo novamente (Imagem: Stock all/Shutterstock)

À Bloomberg, após a publicação da reportagem sobre os incidentes com a maçaneta, a presidente do conselho da Tesla, Robyn Denholm, disse que os veículos tinham um sistema de acionamento manual e que a segurança era seu “fator número um”. “O conselho leva muito a sério qualquer relato relacionado à segurança”, acrescentou.

O post Tesla é investigada por defeito em portas que prendem motoristas apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment