A Tesla está treinando um novo modelo de direção totalmente autônomo e com melhorias em relação às tecnologias já existentes da empresa. A revelação foi feita pelo CEO da montadora, Elon Musk, no X.
Ainda de acordo com Musk, se os testes correrem bem, esse novo modelo deve ser lançado publicamente já no mês que vem.

Os modelos atuais da Tesla
A Tesla já conta com dois assistentes de direção: o Full-Self Driving (FSD) e o Autopilot. O que muda entre eles é o nível de automação.
O FSD é um sistema de direção parcialmente automatizado que exige interferência mínima do motorista. Ele pode mudar de faixa, estacionar, reconhecer sinais de trânsito e executar funções de navegação automática. No entanto, o condutor deve estar sempre alerta e pronto para assumir o volante, se necessário.
O Autopilot também é um sistema avançado de assistência ao motorista, uma espécie de “piloto automático”. Ele pode controlar a velocidade de cruzeiro, a distância de um carro para outro e ajudar nas tarefas gerais de direção – mas quem dirige é o motorista.
Você já deve ter visto em algum lugar os sistemas da Tesla serem chamados de “direção autônoma”, mas, na prática, eles não dirigem sozinhos. Até os robotáxis da montadora, que estão operando nos Estados Unidos em fase de testes, exigem uma pessoa no banco do passageiro para caso algo aconteça.
Mas a Tesla pode estar perto de chegar nesse nível totalmente autônomo. A empresa já demonstrou que seus carros elétricos são capazes de sair das lojas e se entregarem sozinhos até os compradores (mas sem ninguém dentro).
Veja:
Elon Musk promete direção totalmente autônoma
A direção totalmente autônoma pode estar próxima. Segundo Elon Musk, a Tesla está treinando um modelo totalmente autônomo com melhorias de vídeo e atualizações no tamanho do treinamento.
Ainda de acordo com ele, se tudo correr bem nos testes, esse sistema deve ser lançado publicamente no final do mês que vem.
Tesla is training a new FSD model with ~10X params and a big improvement to video compression loss.
Probably ready for public release end of next month if testing goes well.
— Elon Musk (@elonmusk) August 6, 2025
Leia mais:
- 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico no Brasil
- Tesla terá de reembolsar cliente por quebrar promessa de direção autônoma
- Direção autônoma da Tesla avança em trilho de trem e atropela bonecos em área escolar; assista
Direção autônoma e robotáxis são pilares da Tesla
- A Tesla está passando por um momento difícil. A venda de veículos elétricos caiu, os sistemas de direção autônoma enfrentam dúvidas relacionadas à segurança, a fidelidade do cliente à marca diminuiu, e os resultados financeiros da montadora foram decepcionantes;
- Par driblar a possível crise, Musk aposta justamente no sucesso da direção autônoma e nos robotáxis, que prometem recuperar o prestígio e trazer mais receita para a empresa;
- Os robotáxis já estão sendo testados nos Estados Unidos, mas com alguns desafios. Por exemplo, recentemente um júri da Califórnia condenou a Tesla a pagar US$ 243 milhões às vítimas de um acidente fatal ocorrido em 2019 com um Model S em modo Autopilot – algo que deve afetar ainda mais a imagem e a percepção pública da empresa.
O post Tesla está treinando uma direção totalmente autônoma, segundo Musk apareceu primeiro em Olhar Digital.