Tesla recebe licença para operar serviço de táxi na Califórnia, mas há um problema

Elon Musk sempre deixou claro a sua intenção de disponibilizar um serviço de táxi sem motorista através dos veículos da Tesla. No entanto, a falta de licenças de operação e outras exigências regulatórias representaram entraves importantes.

Agora, a empresa recebeu uma boa notícia. A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia, nos Estados Unidos, concedeu uma licença para a operação, embora isso não signifique que o serviço poderá ser disponibilizado.

Serviço deverá ser prestado com motoristas

Apesar de positiva para a Tesla, licença concedida pelas autoridades não é exatamente o que Musk pretendia. A autorização permite que a empresa opere um serviço de táxi a partir de veículos com motoristas.

Num primeiro momento, apenas os próprios funcionários da empresa de veículos elétricos poderão utilizar o serviço, como uma forma de teste. No futuro, é possível que o público em geral também tenha acesso aos táxis.

Elon Musk deseja oferecer serviço de táxi autônomo nos EUA (Imagem: kovop/Shutterstock)

Mesmo que isso aconteça, no entanto, não estaria liberado o transporte sem motorista. Isso porque a companhia de Musk precisa receber permissão de outro regulador estadual, o Departamento de Serviços Motorizados, para oferecer passeios sem motorista.

O problema é que, segundo as autoridades norte-americanas, este pedido não foi feito até o momento. A Tesla não se manifestou oficialmente sobre o assunto. As informações são do portal Wired.

Leia mais

Tesla Cybercab foi lançado no ano passado (Imagem: reprodução/YouTube/Tesla)

Cybercab pode ser utilizado no futuro

  • Elon Musk já manifestou publicamente o seu desejo de que os proprietários de veículos da Tesla possam alugar os seus carros para o serviço de táxi.
  • O empresário garantiu que a operação poderia começar na Califórnia ainda neste ano, o que parece ser bastante improvável.
  • Além disso, ele afirmou que planeja lançar o serviço em Austin, no Texas, no mês de junho.
  • O estado apresenta regras menos rígidas sobre o assunto.
  • Lembrando que a empresa apresentou no ano passado um protótipo do Cybercab, um robotáxi de dois lugares que começará a ser produzido em 2026.

O post Tesla recebe licença para operar serviço de táxi na Califórnia, mas há um problema apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Homem testa positivo para peste nos Estados Unidos

Caso inédito: brasileira ‘quimera’ carrega dois DNAs ao mesmo tempo

Empresa oferece ‘bunkers de luxo’ para bilionários se protegerem