A Tesla superou rivais chineses como BYD, Xiaomi e Huawei em um teste de direção assistida realizado na China, liderado pela Dcar (da Bytedance) e a TV estatal CCTV.
O teste avaliou sistemas ADAS de nível 2 de mais de 20 marcas em situações críticas de rodovias e trânsito urbano. A Tesla se destacou com seus Model 3 e Model X passando em cinco de seis cenários, enquanto modelos da BYD, Huawei e Xiaomi tiveram desempenho inferior.

Elon Musk celebra resultado
- Apesar das restrições legais que impedem a Tesla de treinar seus algoritmos com dados locais, Elon Musk destacou o feito como uma conquista importante.
- “Devido às leis contra a exportação de dados, a Tesla alcançou os melhores resultados na China, apesar de não ter dados de treinamento locais”, disse o CEO da Tesla, em sua conta no X (Twitter).
- A empresa tenta obter aprovação para transferir dados da China para os EUA, mas enfrenta limitações regulatórias.
Leia mais:
- Inédito: Tesla entrega carro de forma totalmente autônoma
- Fim da linha para Musk na Tesla? Empresa nega
- Tesla vai pausar (de novo) produção em fábrica no Texas

Debate sobre condução autônoma na China
A segurança dos sistemas ADAS tem sido tema de debate na China, especialmente após um acidente fatal com um Xiaomi SU7. Isso levou o governo a restringir o uso de termos como “direção autônoma” em propagandas e a reforçar que os motoristas continuam legalmente responsáveis.
Mesmo com a reação negativa, a Xiaomi teve forte demanda por seu novo SUV elétrico. A Tesla, por sua vez, viu crescimento modesto nas vendas na China em junho, mas segue pressionada por concorrentes que oferecem tecnologias similares sem custo adicional.
Enquanto a Tesla aposta em câmeras e IA, os rivais combinam esses recursos com sensores lidar para melhorar o desempenho.

O post Tesla supera rivais chineses em teste de direção assistida na China apareceu primeiro em Olhar Digital.