Tesla tem oitavo mês seguido de queda nas vendas na China

A Tesla registrou o oitavo mês consecutivo de queda nas vendas de veículos elétricos fabricados na China, com 61.662 veículos entregues em maio, uma queda de 15% em relação ao ano anterior, segundo a Reuters.

O resultado indica uma recuperação modesta de 5,5% em relação a abril — mas nem mesmo os incentivos, como vantagens de transferência de software, — puderam salvar os Model 3 e Model Y de deixar as concessionárias.

Fabricante não lança linhas atualizadas no mercado chinês desde o final de 2023 (Imagem: Artistic Operations/Shutterstock)

BYD vai tomando o caminho

  • A BYD segue na liderança de veículos elétricos na China: em maio, a montadora vendeu 376,93 mil veículos de passeio, um aumento de 14,1% em relação ao ano anterior, embora mais lento do que o crescimento de 19,4% em abril;
  • A fabricante deu uma pausa na guerra de preços que a Tesla iniciou em 2023, quando mais de 40 marcas correram para oferecer descontos aos consumidores chineses. A BYD, no entanto, tem apostado em modelos mais modernos com preços naturalmente mais baixos;
  • E enquanto a Tesla não renova sua frota, a empresa fica presa entre rivais mais novos que garantem mais tecnologia com preços reduzidos;
  • A fabricante não lança linhas atualizadas no mercado chinês desde o final de 2023 — e a situação ficou mais delicada após a guerra tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump.
BYD é líder em vendas no segmento de elétricos na China (Imagem: Lewis Tse/Shutterstock)

Leia mais:

Na Europa, a situação da Tesla também preocupa

Dados compilados pelo site Ars Technica indicam que as vendas esfriaram também na Europa, em maio — e há quem diga que o resultado está relacionado às artimanhas políticas do CEO Elon Musk enquanto ocupava um assento na Casa Branca.

Na Europa, crescimento das vendas está limitado a Noruega (Imagem: Divulgação/Tesla)

Na Alemanha, as vendas caíram pouco mais de 36% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No Reino Unido, a queda foi de 45%, mesmo com o aumento das vendas totais de veículos elétricos em 28%. Já na Itália, as entregas da Tesla tiveram queda de 20%.

Vale destacar, no entanto, que a empresa tem registrado bom desempenho na Noruega, país que tem uma das maiores taxas de adoção de veículos elétricos do mundo: por lá, o aumento das vendas foi de 213% no período de um ano.

O post Tesla tem oitavo mês seguido de queda nas vendas na China apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Quais são os carros mais raros do mundo? Veja esta seleção com 10 veículos

24 plataformas digitais de investimento estão proibidas de operar

SUS ganha 1º Centro de Treinamento e Pesquisa em Robótica