A série The Witcher está no rumo de sua reta final com as últimas duas temporadas já anunciadas ao público, mas ainda não é tarde para começar a assisti-la ou para relembrar de sua trama antes que a 4° temporada faça sua grande estreia.
Para te ajudar com isso, nós preparamos um resumão para você entender tudo sobre a série The Witcher, incluindo sobre seus personagens, sua história, onde assistir e o que esperar daqui para frente. Confira tudo a seguir!
The Witcher e suas adaptações

A série The Witcher é uma adaptação da saga de livros homônima escrita por Andrzej Sapkowski. Muitos de vocês já devem ter ouvido falar da outra adaptação famosa que foi realizada no mundo dos games, mas é importante mencionar que ambas essas versões se inspiram nas tramas, conceitos e personagens dos livros de Sapokowski, mas não se prendem muito a eles.
Isso já gerou alguma controvérsia entre os fãs da obra, já que tanto os games como a série tomam grandes liberdades em relação ao material original, seja ao criar novas tramas ou mudar completamente o rumo dos eventos ocorridos na saga.
Isso não é um grande problema, já que é algo bem comum em adaptações, mas é importante saber para que você tenha noção de que dá para consumir essas três versões de The Witcher separadamente ou apenas uma delas se preferir. Com isso em mente, o nosso resumo vai focar apenas na série de TV e não vamos mencionar as diferenças que existem em relação a ela, os livros e os games.
Qual é a história da série The Witcher?
A história de The Witcher se passa em um mundo conhecido como O Continente, que conta com muitas criaturas monstruosas, seres capazes de aprender a usar magia e humanos comuns no meio disso tudo. Por ser ambientada em um período medieval fantasioso, essa terra também tem sua cota de intrigas políticas e guerras.
Toda a trama da série foca em três personagens principais que possuem destinos interligados: Geralt de Rívia, Ciri e Yennefer de Vengenberg. Para que o resumo seja mais compreensível, o separamos por temporadas.
1° temporada
Durante a primeira temporada, vemos as origens e diferentes pontos da vida dos protagonistas de forma totalmente separada até que suas histórias se convergem com seus encontros destinados. Geralt é um bruxo caçador de monstros que vaga pelo mundo oferecendo seus serviços. Em 1240, ele conhece um bardo chamado Jaskier, que passa a segui-lo e a cantar sobre seus feitos heroicos.
Em 1249, ao acompanhar o amigo em uma festa de casamento no reino de Cintra, Geralt ajuda o casal Urcheon e Pavetta em sua união e, por consequência, a remover uma maldição que afligia o príncipe Urcheon.
O rapaz pede que Geralt aceite uma recompensa por seus feitos e o bruxo pede por algo chamado de “Lei da Supresa” como brincadeira, o que lhe daria direito sobre algo que Urcheon possui, mas ainda não sabe. É então revelado durante a festa que a princesa Pavetta está grávida, algo que Urcheon não sabia, dando a Geralt direito à criança após seu nascimento.
Em 1256, Geralt vai atrás de um curandeiro para ajudar Jaskier quando o bardo fica doente após libertar um Djinn por acidente. Ele recebe a recomendação de ir atrás de uma feiticeira chamada Yennefer, acaba salvando a vida da moça e eles iniciam um caso amoroso sem compromisso.
Embora os detalhes não sejam mostrados, fica implicito que esse relacionamento tem várias indas e vindas ao longo dos anos. Em 1263, Geralt descobre que Cintra está prestes a ser atacada e conquistada por Nilfgaard, então ele invoca a “Lei da Surpesa” para proteger Ciri, a filha de Urcheon e Pavetta, que agora é uma adolescente.
A rainha Calanthe dá outra jovem para Geralt, com medo de perder sua neta, mas o bruxo percebe a mentira, protesta e acaba preso no calabouço do castelo. Eventualmente, Cintra é finalmente atacada por Nilfgaard e Calanthe vai atrás de Geralt para que ele cuide de Ciri, mas descobre que o bruxo já fugiu de sua prisão.
Sem alternativas, a rainha pede que Ciri também fuja e procure por Geralt. Ao longo de sua jornada, a jovem princesa tem visões misteriosas, descobre ter poderes especiais e conhece muitas pessoas durante sua busca pelo bruxo. A primeira temporada se encerra com Yennefer usando um poder devastador contra o exércido de Nilfaard e com Geralt e Ciri finalmente cumprindo o destino e se encontrando em uma floresta.
2° temporada
Após o encontro emocionante, Geralt leva Ciri para Kaer Morhen, o antigo refúgio dos bruxos. A garota começa a treinar, tentando controlar suas habilidades físicas e os misteriosos poderes mágicos que possui.
Por sua vez, Geralt assume um papel paternal com Ciri e começa a nvestigar monstros que não deveriam existir e que podem estar conectados ao poder da jovem princesa. Eles descobrem que Ciri possui sangue ancestral, um tipo de herança poderosa que poderia mudar o destino do mundo e algo que coloca um alvo nas costas da garota por parte de diferentes reinos e facções.
Também descobrimos que Yennefer sobreviveu à batalha com Nilfaard, mas perdeu seus poderes e foi capturada pelos elfos. Após ser libertada, ela se alia a Fringilla e Francesca (líder dos elfos), mas isso acaba entrando em conflito com seus valores. Infelizmente, Yennefer é manipulada por uma entidade demoníaca (Voleth Meir), trai Geralt e Ciri, mas consegue se redimir.
Na reta final da temporada, Ciri é possuída, e Geralt, com a ajuda de Yennefer, consegue salvá-la. Para fechar com chave de ouro, há a revelação de que o Imperador de Nilfgaard é o pai de Ciri e que ele a quer de volta.
3° temporada
Na 3° temporada, o Continente está em grande conflito. Os reinos do norte desconfiam de Nilfgaard, os elfos querem vingança, e os magos estão divididos. Enquanto isso, Geralt, Yennefer e Ciri tentam ficar unidos, enquanto a jovem continua a ser caçada por suas habilidades poderosas. Yennefer tenta treinar Ciri em magia e a leva para a Torre de Aretuza, na esperança de protegê-la e prepará-la para o futuro. Entre os outros magos, as tensões também crescem, afinal, alguns querem entregar Ciri a Nilfgaard e outros querem matá-la.
A trama dessa temporada culmina no massacre de Thanedd. O mago Vilgefortz se revela como um vilão bem poderoso e se alia a Nilfgaard. Ele derrota Geralt em combate, deixando o bruxo gravemente ferido. O protagonista consegue se recuperar, mas acaba se afastando para se preparar para a guerra. Ciri se perde no deserto e passa por uma jornada solitária onde desenvolve ainda mais seus poderes e decide esconder sua identidade. Yennefer se junta aos magos sobreviventes para planejar resistência contra Nilfgaard.
A história se encerra com os três personagens separados e com a guerra prestes a explodir no Continente. Ciri é acolhida por um grupo de bandidos e abandona seu nome de batismo, adotando uma nova identidade para sobreviver.
Quem são os personagens principais de The Witcher?
Embora a série foque tanto em três personagens principais, The Witcher possui um elenco de apoio bem importante ao longo de suas temporadas. Você pode conferir mais sobre eles a seguir:
Geralt de Rívia

Originalmente interpretado por Henry Cavill (temporadas 1 a 3), o protagonista Geralt de Rívia será substituído por Liam Hemsworth a partir da 4ª temporada. Ele é um ser humano que sofreu um processo de mutação realizado com magia ainda na infância, além de treinamentos árduos para o condicionamento físico e mental.
Esse procedimento foi criado para que transformar essas pessoas em caçadores de monstros profissionais, resolvendo um dos grandes problemas do Continente. Geralt é bastante conhecido como um dos bruxos mais lendários que já existiram.
Yennefer de Vengerberg

Interpredata por Anya Chalotra, Yennefer de Vengenberg tinha deformações físicas e, por isso, viveu uma infância marcada por rejeição. Ainda bem jovem, ela foi vendida para uma mulher chamada Tissaia de Vries, que a levou para foi recrutada para estudar magia na escola Aretuza.
Eventualmente, ela se torna uma poderosa feiticeira e passa por um procedimento doloroso para transformar sua aparência para algo que ela considera mais belo, mas isso lhe custa sua fertilidade.
Cirilla de Cintra

Cirilla de Cintra, também conhecida apenas como Ciri, é interpretada por Freya Allan. Ela é uma jovem princesa com um destino e um poder misterioso. Ela possui uma ligação destinada com Geralt e passa por muitas provações enquanto descobre mais sobre sua verdadeira origem e sobre suas habilidades poderosas.
Jaskier
Jaskier, interpretado por Joey Batey, é bardo muito carismático e um bom amigo de Geralt. Ele possui um papel mais cômico na série e é quem ajuda a espalhar a lendas sobre o bruxo para as pessoas no reino, tudo através de suas divertidas músicas.
Vesemir
Vesemir é o bruxo mais velho ainda vivo no Continente. Ele é o mentor de Geralt e também é visto como uma grande figura paterna entre os bruxos.
Triss Merigold
Uma feiticeira, conselheira política e boa amiga de Geralt, que o ajuda em alguns de seus trabalhos como bruxo.
Tissaia de Vries
Uma poderosa feiticeira, ela é a antiga mentora de Yennefer e reitora da escola Aretuza.
Fringilla Vigo
Foi uma das estudantes de Aretuza ao lado de Yennefer. Posteriormente, ela se juntou a Nilfgaard e apoiou seu ataque à Cintra.
Vilgefortz de Roggeveen
Um feiticeiro carismático dos magos do norte. Durante a terceira temporada, ele se revela como uma peça central nas tramas de poder.
Quantas temporadas The Witcher tem?
Como a gente comentou, até agora The Witcher conta com 3 temporadas, mas já está com a 4° e 5° temporadas confirmadas pela Netflix. Respectivamente, a 1° temporada se inspira nos contos O Último Desejo e A Espada do Destino, a 2° temporada se baseia no romance O Sangue dos Elfos e a 3° temporada faz uma adaptação de Adapta Tempo do Desprezo, mas também introduz elementos de outros livros.
Onde assistir à série The Witcher?

Por se tratar de uma produção original da Netflix, todas as temporadas de The Witcher podem ser encontradas exclusivamente nesta plataforma de streaming. Caso se interesse, você também pode conferir outras duas séries que funcionam como spin-offs da trama principal, que são The Witcher: Lenda do Lobo, The Witcher: A Origem e, mais recentemente, The Witcher: Sereia das Profundezas.
Enquanto Lenda do Lobo é uma série animada focada na juventude do personagem Vesemir, A Origem é uma minissérie live-action que mostra a origem dos bruxos e se passa 1200 anos antes da série principal. Já Sereia das Profundezas, lançada em 2025, foca apenas em uma das muitas missões que Geralt teve em sua vida.
Qual é o futuro da série The Witcher?

Já foi confirmado que The Witcher terá 5 temporadas no total. O plano é que a 4ª e 5ª temporadas sejam gravadas em sequência, mas com um intervalo entre suas estreias, é claro. Isso significa que o futuro da série The Witcher já está perto do fim, mas não necessariamente que não teremos mais nada relacionado à franquia.
Conforme mencionamos anteriormente, já existem alguns spin-offs na plataforma de streaming, então esse caminho já começou a ser trilhado e ficou aberto para mais conteúdo no futuro.
Mesmo sem confirmar nada concreto, Lauren Hissrich, a responsável pela série principal da Netflix, já deixou a entender que há planos para mais spin-offs.
Considerando que o universo de The Witcher é muito rico e cheio de possibilidades, não seria difícil de fazer diversas séries live-action ou animadas com personagens secundários ou aventuras paralelas de Geralt, Yennefer e Ciri.
Quando sai a temporada 4 de The Witcher?
Uma das grandes dúvidas dos fãs da série é: afinal, quando sai a temporada 4 de The Witcher? Considerando que a última temporada foi ao ar ainda em 2023, não dá para culpar os telespectadores pela ansiedade. Ao que tudo indica, a 4ª temporada de The Witcher vai estrear em 2025, mas sua data exata ainda não foi anunciada pela Netflix. Como a 5° temporada será gravada em sequência, o intervalo até sua chegada não deve ser tão longo assim, mas ainda não temos previsão de sua estreia. A esperança é que ela seja lançada em 2026 na plataforma de streaming.
E aí, gostou de saber mais ou de relembrar os principais detalhes da série The Witcher? Deixe seu comentário nas redes sociais nos dizendo se já era fã da franquia antes ou se a conheceu através da série da Netflix!