O International Regulatory Strategy Group (IRSG), um think tank do Reino Unido voltado para o desenvolvimento de uma estrutura global regulatória para serviços financeiros, está de olho nas moedas digitais. Em um relatório publicado nesta sexta-feira (8), a joint venture entre o TheCityUK e a City of London Corporation buscou analisar considerações legislativas e regulatórias para Moedas Digitais Emitidas por Banco Central (CBDCs) globalmente interoperáveis.
A princípio, soa como regras para serviços financeiros transfronteiriços abertos e competitivos sem problemas, com base em moedas digitais. Isso em um cenário onde a maioria dos bancos centrais – como o Federal Reserve, dos Estados Unidos, o Banco da Inglaterra e o Banco Central Europeu – estuda a possibilidade de lançamentos de versões digitais de suas moedas. No Brasil, a chegada de um Real digital está sob os cuidados do Banco Central.
Leia também:
Em meio a regulamentação, negociação de criptomoedas cresce 417% no Brasil Em meio a crise El Salvador, que tem Bitcoin como moeda, vive escalada de violência Meta está preparando chegada da moeda digital Zuck Bucks
“Há um impulso acelerado por trás do desenvolvimento de CBDCs. Muitos bancos centrais estão explorando se e como estabelecer CBDCs e alguns já o fizeram”, diz o think tank. Nessa premissa, existem muitos benefícios como “acessibilidade mais ampla, melhor manutenção de registros e pagamentos se tornando mais eficientes”, observa.
Moedas digitais operando em diferentes mercados
O relatório, desenvolvido em parceria com a Clifford Chance (um escritório de advocacia internacional com sede em Londres), discutiu casos de uso de moedas digitais. “A chave para realizar todo o potencial dos CBDCs é garantir que eles possam operar em diferentes mercados para facilitar os pagamentos transfronteiriços no atacado”, disse Kay Swinburne, presidente do IRSG.
“Princípios regulatórios globais e colaboração serão necessários para concretizar essa visão”, completa. O relatório identifica uma série de recomendações, sustentando como jurisdições e profissionais podem progredir no desenvolvimento de regras nesse sentido para o mercado atacadista nos próximos dois anos.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Imagem: rawf8/Shutterstock
Via Reuters
O post Think tank do Reino Unido busca estabelecer regras globais para moedas digitais apareceu primeiro em Olhar Digital.