TikTok admite que rastreou jornalistas norte-americanos 

Funcionários da ByteDance, empresa dona do TikTok, relataram que acessaram indevidamente dados privados de jornalistas com intuito de rastreá-los e localizar a origem de vazamentos internos para a mídia.

De acordo com a ByteDance, a atitude dos funcionários foi motivada por uma investigação interna sobre vazamento de informações da empresa. No entanto, a repercussão do caso foi negativa e aumentou a preocupação de governos mundiais com uma possível tentativa de espionagem da China por meio da empresa de tecnologia. 

Leia também!

Mensagem de Di María no WhatsApp antes da final da Copa surpreende o mundoApesar do sucesso, TikTok ainda está atrás do Instagram na preferência dos anunciantesSecretário alemão sugere que União Europeia supervisione o Twitter por “ameaça à liberdade de expressão”

Em e-mail enviado à agência de notícias AFP, o conselheiro geral da ByteDance, Erich Andersen, afirmou que o objetivo era identificar ligações entre a empresa e um repórter do Financial Times e um ex-jornalista do BuzzFeed.

Os funcionários conseguiram os endereços de IP dos jornalistas e os usaram para determinar se eles coincidiam em algum local com outros empregados da ByteDance que são suspeitos de vazar informações internas. Porém, o plano não funcionou.

A ByteDance condenou a atitude dos funcionários. “Iniciativa equivocada que violou gravemente o código de conduta da empresa”, disse. Andersen ainda explicou que os funcionários envolvidos não trabalham mais na empresa mãe do TikTok, mas não deu mais detalhes sobre o fato.

Imagem: Shutterstock

A polêmica surge em um momento delicado para o TikTok nos Estados Unidos. Recentemente, o Senado norte-americano aprovou a proibição do aplicativo e o problema atesta a motivação da proibição.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post TikTok admite que rastreou jornalistas norte-americanos  apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

A descoberta acidental na Ilha de Páscoa que está revolucionando a medicina

Governo dá passo para fim da exigência de autoescola para tirar CNH

Cientistas criam óvulos fecundáveis com DNA de células da pele