O TikTok revelou três novos recursos durante sua Cúpula de Criadores nos Estados Unidos, em um movimento que reforça o uso da inteligência artificial na produção de conteúdo e aprimora as oportunidades de monetização na plataforma.
Entre as novidades estão uma atualização no programa de compartilhamento de receita e duas ferramentas baseadas em IA: Smart Split e AI Outline.
Edição automática com o Smart Split
- O Smart Split promete simplificar a vida dos criadores que trabalham com vídeos longos. A ferramenta usa inteligência artificial para transformar automaticamente gravações extensas — como podcasts ou vídeos feitos com câmeras vestíveis — em clipes curtos e otimizados para o formato vertical.
- O sistema identifica trechos relevantes, ajusta a duração, gera legendas e faz o reenquadramento do vídeo.
- O recurso já está disponível globalmente por meio do TikTok Studio Web, permitindo que criadores economizem tempo no processo de edição e adaptação de conteúdo.
Leia mais:
- Perde a noção do tempo no TikTok? Entenda mecanismo por trás
- TikTok: como liberar espaço e apagar dados
- 5 configurações de privacidade do Tik Tok para mudar agora mesmo!
Planejamento com IA e novos incentivos financeiros
Outra novidade é o AI Outline, projetado para ajudar criadores nas etapas iniciais de planejamento. A ferramenta gera automaticamente um esboço de vídeo — incluindo títulos, hashtags, ganchos e ideias de roteiro — a partir de um tema ou sugestão.
Por enquanto, o recurso está disponível apenas para usuários maiores de 18 anos nos EUA, Canadá e em alguns mercados selecionados.
Além disso, o TikTok aumentará a participação na receita de criadores que atendam a critérios específicos: quem tiver ao menos 10 mil seguidores, 100 mil visualizações mensais e publicar vídeos exclusivos para assinantes poderá elevar sua fatia de 70% para até 90%.
O post TikTok aposta em IA para transformar criação e edição de vídeos apareceu primeiro em Olhar Digital.