O TikTok anunciou nesta semana duas novas ferramentas voltadas para o compartilhamento e a organização de conteúdo dentro da plataforma.
As Coleções Compartilhadas, já disponíveis globalmente para usuários acima de 16 anos, permitem reunir vídeos em pastas colaborativas com amigos ou familiares.
Nos próximos meses, a empresa também vai liberar os Feeds Compartilhados, que oferecem um espaço conjunto para descobrir e assistir a vídeos com base nos interesses de duas pessoas.
Organização colaborativa
- As coleções individuais, lançadas no início do ano, já permitiam salvar vídeos em pastas personalizadas. A expansão para pastas compartilhadas adiciona uma camada social a esse recurso.
- Agora, usuários que se seguem mutuamente podem criar espaços conjuntos para organizar inspirações de decoração, listas de receitas para o fim de ano ou ideias para presentes.
- Segundo o TikTok, o objetivo é facilitar reunir conteúdos úteis ou divertidos enquanto eles são descobertos no aplicativo.
- As pastas podem ser privadas — restritas a amigos e familiares — ou públicas.
Leia mais:
- O que é a Oracle? Veja sua relação com IA, TikTok, Meta e os Estados Unidos
- 4 dicas de segurança ao comprar no TikTok Shop
- 10 memes que viralizaram no TikTok desde sua popularização no Brasil em 2018
Descoberta a dois
Já os Feeds Compartilhados funcionam como um “para você” conjunto. Criados a partir de uma conversa direta, eles exibem diariamente uma seleção de 15 vídeos personalizada a partir do comportamento dos dois usuários — como curtidas, comentários e tempo de visualização.
O TikTok afirma que o recurso foi pensado para quem deseja descobrir conteúdos juntos, de forma semelhante ao Blend do Instagram Reels. Após assistir aos vídeos, cada dupla poderá consultar um histórico de “Curtidas Compartilhadas”, que destaca pontos de interesse em comum.
Além disso, a plataforma anunciou cartões de felicitação digitais que podem ser enviados por mensagem direta, acompanhados de animações comemorativas.
O post TikTok aposta em recursos colaborativos para ampliar engajamento apareceu primeiro em Olhar Digital.