TikTok banido nos EUA: usuários apelam para VPN – e se decepcionam

Pesquisas por “como contornar a proibição do TikTok nos EUA“, “como burlar o bloqueio do TikTok” e “TikTok VPNdispararam imediatamente após o aplicativo parar de funcionar no país, de acordo com dados do Google Trends. A partir deste domingo (19), o TikTok está indisponível nos Estados Unidos. Isso porque uma lei que força a venda a rede social no país entrou em vigor.

VPNs são ferramentas que ocultam os endereços IP dos usuários e os conectam a um servidor numa localização escolhidas por eles. Em tese, usar VPN seria um caminho para contornar a suspensão do TikTok nos EUA (o mesmo movimento ocorreu no Brasil quando o X foi suspenso).

Usuários usam VPN para acessar TikTok dos EUA, mas tática não dá muito certo

O raciocínio é o seguinte: “O TikTok foi banido nos EUA? Então, vou usar VPN para acessar o TikTok por meio de um servidor localizado num país onde a rede social não foi suspensa.”

Usuários tentam acessar TikTok nos EUA usando VPN, mas contornar suspensão não vai ser simples assim (Imagem: Camilo Concha/Shutterstock)

Teoricamente, o raciocínio faz sentido. Mas usuários inundaram as redes sociais na manhã deste domingo com memes e reclamações de que a tática não funcionou para eles.

Confira abaixo alguns exemplos pinçados pelo Olhar Digital no antigo Twitter:

O aumento no interesse por VPNs foi tão intenso que problemas com NordVPN foram relatados logo após a rede social parar de funcionar nos EUA, segundo o site Downdetector (você pode ver o gráfico com pico de reclamações clicando aqui).

Leia mais:

TikTok banido nos EUA: O que acontece agora?

Do lado político, existe expectativa de que o TikTok volte a funcionar nos Estados Unidos nos dias seguintes à posse de Donald Trump como presidente do país.

  • Trump indicou que planeja adiar a suspensão do TikTok nos EUA por três meses após tomar posse. “A extensão de 90 dias é algo que provavelmente será feito, porque é apropriado”, disse o presidente eleito.
TikTok menciona o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, como esperança para reverter suspensão no país (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)

Do lado, digamos, social, usuários órfãos do TikTok, além de apelarem para VPN, criaram contas em redes sociais parecidas num fenômeno semelhante à migração dos brasileiros órfãos do X (antigo Twitter) para Threads e Bluesky em 2024.

Saiba mais sobre o futuro (incerto) do TikTok nos EUA e veja mais memes sobre o assunto nesta matéria do Olhar Digital.

O post TikTok banido nos EUA: usuários apelam para VPN – e se decepcionam apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Explodir uma bomba nuclear no espaço salvaria a Terra de um asteroide?

Bahia x Confiança: onde assistir, horário e escalações da final da Copa do Nordeste

Olhar Espacial: desvendando os mistérios do eclipses lunares