TikTok enfrenta críticas e acusações de espionagem na Europa

O TikTok tem sido um assunto central de muitos debates pelo mundo, com o aplicativo sofrendo proibições de legisladores nos EUA. Na Europa, a plataforma chinesa também encara diversas críticas e há um coro crescente de hostilidade se espalhando pelo continente.

Quais são os problemas envolvendo o TikTok no continente europeu?

O aplicativo da ByteDance está sendo investigado na União Europeia em questões de violação de privacidade e as apurações devem ser encerradas nos próximos meses;Em um dos casos, houve relatos sobre funcionários do TikTok que teriam rastreado os movimentos de dois jornalistas ocidentais, o que intensificou os temores de espionagem;O TikTok reconheceu o incidente e demitiu quatro funcionários que não teriam o acesso autorizado aos dados de usuários.

Leia mais:

TikTok: como apaixonados por cinema podem explorar a plataformaFuncionário do Walmart de 82 anos consegue se aposentar após vaquinha no TikTokTikTok ganha recurso incrível para vídeos sobre filmes; saiba mais

Outra investigação está sendo liderada por um regulador de dados da Irlanda. As apurações tentam descobrir se o TikTok quebrou o regulamento de regras de privacidade da UE: o Regulamento Geral de Proteção de Dados. Caso se comprove, as multas podem chegar a 4% do faturamento global da empresa chinesa.

Além disso, há um temor crescente envolvendo a segurança de crianças que utilizam o TikTok com mais frequência. Um dos maiores críticos do aplicativo é o presidente francês Emmanuel Macron, que classificou a plataforma como “enganosamente inocente” e que seria uma causa de “vício real” entre os usuários – além de servir como “fonte de desinformação russa”.

Imagem: Reprodução/Shutterstock

Em 29 de dezembro, a primeira página do jornal francês Le Parisien rotulou o TikTok como “um perigo real para o cérebro de nossos filhos”. Enquanto cresce uma demanda por restrições e regulações, o app chinês nega ser prejudicial e garante haver medidas no sistema que protegem as crianças.

Nesse contexto, alguns legisladores europeus já pensam em seguir os passos dos estadunidenses e querem pedir restrições mais rígidas ao TikTok. Jens Zimmermann, porta-voz da política digital do grupo do Partido Social Democrata da Alemanha, afirmou que a proibição do app chinês em telefones de funcionários federais dos EUA é “compreensível” por causa da “falta de segurança e proteção de dados”.

“Acho que faz sentido também examinar criticamente aplicativos como o TikTok e, se necessário, tomar medidas. Portanto, aconselho os funcionários públicos, mas também todos os cidadãos, a não instalar serviços e aplicativos não confiáveis ​​em seus smartphones”, disse Zimmermann, em fala ao jornal POLITICO Europe.

Até o momento, no entanto, nenhum governo europeu ou órgão público suspendeu o uso do TikTok nos dispositivos de funcionários. Um porta-voz da Comissão Europeia comunicou ao POLITICO Europe que qualquer restrição à utilização da plataforma chinesa para funcionários da UE “exigiria uma decisão política e será baseada na avaliação cuidadosa de preocupações de segurança cibernética de proteção de dados e outros.”

Informações via POLITICO Europe

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post TikTok enfrenta críticas e acusações de espionagem na Europa apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Você comete esses erros? 10 dicas de segurança para jogar online sem riscos

Quais os tipos de câncer de pele? Descubra as diferenças, diagnósticos e tratamentos

10 filmes, séries e animes que fãs de Hollow Knight: Silksong deveriam assistir online