O TikTok já está voltando nos Estados Unidos, mas, enquanto permaneceu fora do ar, entre a noite de sábado (19) e o início da tarde deste domingo (20), usuários de outros países reclamaram de estar enfrentando problemas para acessar o app sem razão clara, informou o The Verge.
Contudo, alguns, como este usuário do Reddit, que mora no Reino Unido, percebeu que o problema estaria ligado ao uso de VPNs para utilizar a rede social.
Ele disse que, enquanto tentava acessar o TikTok via VPN, estava vendo a mensagem de que a plataforma estava bloqueada — algo que só usuários dos EUA deveriam ver. Para resolver, ele mudou a localização da VPN:
“Eu mesmo recebi essa mensagem no Reino Unido, imediatamente pensei em verificar minha VPN, sim, estava passando por Miami; assim que mudei, […] o TikTok [ficou] bem”, explicou.
Leia mais:
- TikTok travando? Veja algumas dicas para resolver o problema
- Como encontrar trends no TikTok
- Trump anuncia ordem executiva para salvar TikTok nos EUA
Nem sempre a VPN é a culpada ao não conseguir acessar o TikTok
- Apesar da solução, o Verge trouxe casos em que isso não funcionou;
- Outro usuário do Reddit disse que também é do Reino Unido, mas que não estava usando uma VPN quando a mensagem apareceu;
- No caso dele, a suspeita está na época de criação da conta, pois, quando virou utilizador do TikTok, o usuário morava nos EUA;
- Moradores de países, como Canadá, Alemanha, Austrália, Grécia e Polônia, também enfrentavam o problema e afirmaram que também criaram seus respectivos perfis quando estavam nos EUA.
@tiktok_uk @TikTokSupport I cannot access the app due to the US ban. I was born and live in England, please may you allow me access. My username is @kittyyy.mx on TikTok. #tiktok #tiktokban #tiktoksupport #tiktokuk pic.twitter.com/p9prz6fZE8
— kitty (@kittyxib) January 19, 2025
Porém, outros, que colocaram suas respectivas localizações como sendo no Reino Unido, Canadá e Austrália, alegam não ter criado suas contas nos EUA. Alguns sequer foram lá em suas vidas.
Usuários de Marrocos e Irlanda são outros que reclamam do bloqueio sem razão aparente. Outro rapaz, que diz ser de Moçambique, especula que a situação começou a acontecer, pois eles colocam suas contas como sendo dos EUA para contornar as leis de monetização de seus respectivos países.
O portal tentou contato com o TikTok, mas, até o momento, não obteve resposta.
O post TikTok: enquanto bloqueado nos EUA, rede social também saiu do ar em outros países apareceu primeiro em Olhar Digital.