O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou, nesta segunda-feira (22), em Nova York (EUA), com o diretor-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, em reunião que teve como foco o interesse da empresa em investir no Brasil e o debate sobre a regulação das plataformas digitais.
O encontro, que já estava previsto e durou cerca de meia hora, ocorreu a pedido da própria companhia chinesa, segundo uma fonte do governo brasileiro que acompanhou a conversa em contato com a CNN.
A agenda aconteceu paralelamente à Assembleia Geral da ONU, que reúne, nesta semana, chefes de Estado e lideranças empresariais de diferentes países.
Teor da conversa entre Lula e CEO do TikTok
- Durante a reunião, Lula mencionou a lei sancionada recentemente que trata da proteção de crianças contra conteúdos de adultização online, além do projeto de regulamentação econômica das redes sociais, atualmente em análise no Congresso;
- De acordo com o interlocutor, o executivo do TikTok demonstrou preocupação com o tema e assegurou disposição para colaborar com as discussões regulatórias, ressaltando iniciativas voltadas ao combate de crimes envolvendo menores;
- Apesar da conversa sobre investimentos, não foram divulgados valores ou detalhes de projetos;
- Shou Zi Chew, no entanto, teria citado a possibilidade de empreendimentos relacionados ao Estado do Ceará, como a instalação de centros de dados.
Participaram do encontro o ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). O CEO do TikTok esteve acompanhado de duas representantes da empresa.
Leia mais:
- TikTok: como liberar espaço e apagar dados
- 4 maneiras de filtrar o que você não quer ver no TikTok
- TikTok classifica vídeo de tragédia em Gaza como produto na TikTok Shop
Janja também participou
A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, também compareceu ao início da reunião, realizada na residência do embaixador Sérgio Danese, representante permanente do Brasil na ONU, onde o presidente e a primeira-dama estão hospedados.
A presença de Janja teve um peso simbólico, já que, em maio, ela havia feito críticas à rede social chinesa durante um encontro entre Lula e o presidente da China, Xi Jinping, gesto que rompeu o protocolo diplomático na ocasião.
Segundo a fonte do governo, o recente acordo entre Estados Unidos e China envolvendo a venda das operações do TikTok no mercado estadunidense não foi mencionado no encontro.
Integrantes do Planalto destacaram que o pedido da empresa para se reunir com Lula, durante a semana da Assembleia Geral da ONU, revela a importância atribuída pela plataforma ao mercado brasileiro.
Até o momento, nenhuma outra grande empresa de tecnologia solicitou audiência com o presidente durante os compromissos em Nova York.
TikTok nos EUA: algoritmo será controlado pela Oracle
O acordo que estabelece a venda do TikTok vai, aos poucos, ganhando forma. Nos últimos dias, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que o líder da China, Xi Jinping, aceitou negociar a rede social.
Leia a reportagem completa aqui
O post TikTok: Lula e CEO discutem investimentos e regulação no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.