A Symphony – plataforma de anúncios com inteligência artificial (IA) lançada pelo TikTok em 2024 – agora gera conteúdo bem no estilo influencer. É o que a rede social chinesa anunciou nesta segunda-feira (16).
Anunciantes poderão enviar imagens, fornecer comandos (prompts) de texto e gerar vídeos com avatares virtuais, segundo a empresa. Esses avatares poderão aparecer segurando produtos, experimentando roupas e exibindo o aplicativo de uma marca na tela de um celular, por exemplo.
Além disso, alguns recursos já disponíveis para usuários do TikTok (transformar foto em vídeo, por exemplo) estarão disponíveis para anunciantes.
TikTok coloca avatares criados com IA para atuarem como influencers humanos em anúncios
Esse novo conjunto de recursos traz mais interatividade, com avatares virtuais atuando essencialmente como influenciadores humanos ao mostrar e experimentar produtos.

Para anunciantes, os chamarizes são automação dos processos e redução de custos. Afinal, um avatar criado com IA não exige cachês nem condições contratuais. E a marca pode gerar quanto conteúdo quiser sem precisar gravar cada vídeo separadamente.
Alguns anunciantes ainda avançam com cautela ou até mesmo resistem a gerar conteúdo com IA. Mas a expansão dessas ferramentas no TikTok indica que o investimento é sério. Pelo menos, na plataforma chinesa.
@tiktoknewsroom Introducing TikTok Symphony: our new Creative AI suite that blends human imagination with AI-powered efficiency to help marketers scale content development, creativity, and productivity on TikTok.
O TikTok informou que todo conteúdo gerado pela ferramenta de anúncios terá um selo indicando que foi criado por IA. Além disso, o processo terá “várias etapas de revisão de segurança”, de acordo com o comunicado publicado pela empresa.
IA e influencers humanos
Para influenciadores humanos, a IA representa uma ameaça dupla. Num flanco, o conteúdo sintético pode substituir o trabalho humano. Em outro, o aumento de vídeos gerados por IA pode pressionar para baixo os valores pagos a todos.

Até agora, as ferramentas de IA nesse setor atuam majoritariamente nos bastidores. Criadores de conteúdo relatam usarem IA para editar e planejar postagens, além de buscar parcerias.
Enquanto isso, empresas de tecnologia promovem perfis e personagens totalmente gerados por IA. Percebe-se uma tendência aí.
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Novo data center do TikTok no Ceará tem detalhe preocupante
O TikTok decidiu instalar um data center em Caucaia, município no Ceará. Mas um detalhe desta história preocupa.

Qual detalhe? Os possíveis impactos ambientais, especialmente diante do histórico de seca na região.
Essas instalações dependem de milhões de litros de água para manter resfriamento de equipamentos. E operam 24 horas por dia, sete dias por semana.
O problema: essa demanda colide com a realidade climática de Caucaia. Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.
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