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TikTok: marcas poderão usar IA para criar conteúdo no estilo influencer

by Fesouza
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A Symphonyplataforma de anúncios com inteligência artificial (IA) lançada pelo TikTok em 2024 – agora gera conteúdo bem no estilo influencer. É o que a rede social chinesa anunciou nesta segunda-feira (16).

Anunciantes poderão enviar imagens, fornecer comandos (prompts) de texto e gerar vídeos com avatares virtuais, segundo a empresa. Esses avatares poderão aparecer segurando produtos, experimentando roupas e exibindo o aplicativo de uma marca na tela de um celular, por exemplo.

Além disso, alguns recursos já disponíveis para usuários do TikTok (transformar foto em vídeo, por exemplo) estarão disponíveis para anunciantes.

TikTok coloca avatares criados com IA para atuarem como influencers humanos em anúncios

Esse novo conjunto de recursos traz mais interatividade, com avatares virtuais atuando essencialmente como influenciadores humanos ao mostrar e experimentar produtos.

Montagem com imagens de avatares criados com IA em anúncios de garrafa no TikTok
Avatares virtuais atuarão essencialmente como influenciadores humanos em anúncios criados com IA (Imagem: Reprodução/TikTok)

Para anunciantes, os chamarizes são automação dos processos e redução de custos. Afinal, um avatar criado com IA não exige cachês nem condições contratuais. E a marca pode gerar quanto conteúdo quiser sem precisar gravar cada vídeo separadamente.

Alguns anunciantes ainda avançam com cautela ou até mesmo resistem a gerar conteúdo com IA. Mas a expansão dessas ferramentas no TikTok indica que o investimento é sério. Pelo menos, na plataforma chinesa.

@tiktoknewsroom

Introducing TikTok Symphony: our new Creative AI suite that blends human imagination with AI-powered efficiency to help marketers scale content development, creativity, and productivity on TikTok.

♬ original sound – TikTok Newsroom

O TikTok informou que todo conteúdo gerado pela ferramenta de anúncios terá um selo indicando que foi criado por IA. Além disso, o processo terá “várias etapas de revisão de segurança”, de acordo com o comunicado publicado pela empresa.

IA e influencers humanos

Para influenciadores humanos, a IA representa uma ameaça dupla. Num flanco, o conteúdo sintético pode substituir o trabalho humano. Em outro, o aumento de vídeos gerados por IA pode pressionar para baixo os valores pagos a todos.

Pessoa assistindo vídeo de influencer do TikTok no celular
Conteúdo sintético pode substituir ou ao menos baratear trabalho humano no TikTok (Imagem: Kaspars Grinvalds/Shutterstock)

Até agora, as ferramentas de IA nesse setor atuam majoritariamente nos bastidores. Criadores de conteúdo relatam usarem IA para editar e planejar postagens, além de buscar parcerias.

Enquanto isso, empresas de tecnologia promovem perfis e personagens totalmente gerados por IA. Percebe-se uma tendência aí.

Leia mais:

Novo data center do TikTok no Ceará tem detalhe preocupante

O TikTok decidiu instalar um data center em Caucaia, município no Ceará. Mas um detalhe desta história preocupa.

Montagem com logotipo do TikTok em cima de imagem de data center
(Imagem: Gorodenkoff – Shutterstock / Olhar Digital)

Qual detalhe? Os possíveis impactos ambientais, especialmente diante do histórico de seca na região.

Essas instalações dependem de milhões de litros de água para manter resfriamento de equipamentos. E operam 24 horas por dia, sete dias por semana.

O problema: essa demanda colide com a realidade climática de Caucaia. Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.

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