TikTok monitora o usuário do iOS fora do app, diz pesquisador

O pesquisador de segurança Felix Krause analisou o lançamento do InAppBrowser, ferramenta que faz uma lista de todos os comandos JavaScript que são executados em um aplicativo para iOS, assim que o navegador no aplicativo se conecta com uma página da web. Na última quinta-feira (18), porém, ele observou algo diferente nos códigos em execução do TikTok no sistema da Apple.

Antes de mais nada, para demonstrar o que a ferramenta é capaz de fazer, Krause estudou algumas plataformas iOS mais conhecidas que possuem algum navegador inserido. Os resultados, segundo ele, foram alarmantes.

Leia mais:

Google incluiu anúncios de candidatos estaduais em relatório sobre propagandas políticasUsuários relatam problemas no Instagram, WhatsApp e FacebookPGR pede que Google informe quem pesquisou por “Marielle Franco” dias antes da morte da vereadora

Os dados mostram que redes como Instagram, TikTok, Facebook e Facebook Messenger alteram as páginas da web que são abertas no navegador. “Isso inclui colocar código de rastreamento, como entradas, seleções de texto, toques, etc., inserir arquivos JavaScript externos e criar novos elementos HTML”, afirmou Krause.

Quando o pesquisador investigou ainda mais os navegadores, descobriu que o pertencente ao TikTok faz algumas coisas consideradas ruins, como monitorar todas as entradas e cliques do teclado do usuário. Ou seja, se alguém abrir uma página da web direto pelo aplicativo do TikTok e colocar informações do cartão de crédito, o aplicativo pode acessar cada detalhe.

Ainda com dados da pesquisa, Krause analisou que o TikTok é o único de todos os aplicativos que não oferece a opção de abrir o link no navegador padrão de costume do usuário, e o obriga a usar o próprio navegador interno.

Imagem: PeopleImages.com – Yuri A / Shutterstock

Uma porta-voz do TikTok deu uma declaração para a Forbes e confirmou essas práticas da empresa, contudo, disse que o código Javascript é usado apenas para limpeza, solução de problemas e monitoramento de desempenho. “Tudo é necessário para fornecer uma experiência de usuário ideial”, disse ela.

TikTok vai permitir que usuários compartilhem Stories com Facebook e Instagram

Não é novidade para ninguém que o Instagram e o TikTok brigam pela atenção dos usuários e muitas vezes se inspiram em recursos do concorrente para criar novas ferramentas.  

Porém, enquanto a plataforma da Meta parece querer dar o mínimo de atenção aos conteúdos reciclados do TikTok, o concorrente de chinês tenta fazer com que usuários façam isso com ainda mais frequência, e não só no Reels. 

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post TikTok monitora o usuário do iOS fora do app, diz pesquisador apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Em teste, veículos autônomos da Waymo vão operar em Nova York

Acalme seu bebê com esse recurso escondido do iPhone

Jogos de hoje (25/08/25): onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas