TikTok pausa mudança controversa em política de privacidade na Europa

O TikTok concordou em pausar uma atualização controversa na sua política de privacidade na Europa, após pressão de órgãos reguladores.

A atualização deveria entrar em vigor amanhã, e faria com que a plataforma parasse de perguntar aos usuários por seu consentimento para o rastreamento visando publicidade direcionada, de acordo com o TechCrunch.

De acordo com a Data Protection Commission (DPC), ou Comissão de Proteção de Dados, da Irlanda, esta “pausa” é uma consequência do contato entre o escritório de supervisão e o TikTok, que teria acontecido ontem. A DPC é a principal reguladora de privacidade do TikTok para a General Data Protection Regulation (GDPR) – Regulamento Gerão de Proteção de Dados – da União Europeia.

Um porta-voz da DPC comentou sobre a pausa na mudança com o TechCrunch: “Além do contato com a DPC ontem, o TikTok concordou em pausar a aplicação das alterações para permitir que a DPC realize sua análise”.

O TikTok também comentou sobre a situação: “Enquanto nos engajamos nas perguntas das partes interessadas sobre nossas propostas de mudanças de publicidade personalizada na Europa, estamos pausando a introdução dessa parte de nossa atualização de política de privacidade. Acreditamos que a publicidade personalizada oferece a melhor experiência no aplicativo para nossa comunidade e nos alinha com as práticas do setor, e esperamos interagir com as partes interessadas e abordar suas preocupações”.

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Esta mudança chega após o órgão regulador italiano emitir um aviso formal ao TikTok, afirmando que esta mudança na política de privacidade da plataforma, que pede aos usuários consentimento para veicular anúncios personalizados, seria uma violação da Diretiva de Privacidade Eletrônica, o que também causaria uma violação ao GDPR.

Não foram apenas os órgãos reguladores que não viram a mudança na política de privacidade do TikTok com bons olhos. Especialistas em privacidade também questionam esta adequação do TikTok usando interesse legítimo para veicular publicidade comportamental.

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