TikTok: senadores dos EUA pressionam Trump por resolução

O banimento do TikTok nos Estados Unidos ainda é uma realidade. Para que não deixe de operar no país, a rede social precisa passar para o controle de donos norte-americanos, o que a ByteDance, dona da plataforma, descarta.

Em meio a este cenário, o presidente Donald Trump continua buscando uma saída. Mas o republicano agora enfrenta também a pressão de senadores norte-americanos, contrários a mais um adiamento do prazo para resolução do impasse envolvendo a plataforma.

Lei dos EUA precisa ser seguida, dizem os senadores

Três senadores democratas (Ed Markey, Chris Van Hollen e Cory Booker) enviaram uma carta à Casa Branca se opondo a uma nova prorrogação do prazo para a venda do TikTok. Eles afirmam que “é inaceitável e impraticável que o governo continue ignorando os requisitos da lei”.

Trump é contra o banimento do TikTok, mas ainda não encontrou uma saída para a rede social (Imagem: Chip Somodevilla/Shutterstock)

O grupo alega que a situação tem gerado tensão em empresas dos Estados Unidos, como Apple e Google. Isso porque a lei prevê punições para os provedores de serviços que disponibilizarem a rede social chinesas aos usuários norte-americanos.

As multas podem chegar aos US$ 850 bilhões (mais de R$ 4,8 trilhões). No entanto, Trump garante que ninguém vai ser punido e que a situação vai ser resolvida logo. O presidente dos EUA parece ter duas opções neste momento: estender o prazo novamente após o dia 5 de abril ou convencer os chineses a fazerem negócio. As informações são da The Verge.

Leia mais

TikTok ainda pode ser banido dos EUA (Imagem: salarko/Shutterstock)

Rede social chegou a ser retirada do ar

  • O prazo inicial para que o TikTok evitasse o banimento da rede social nos EUA acabou em 19 de janeiro.
  • A justiça do país, então, determinou a interrupção das operações, medida que foi revertida por decreto do presidente Donald Trump, que deu mais 75 dias de prazo para resolver a situação.
  • O principal impasse é em relação ao uso feito dos dados coletados pela plataforma, que seriam enviados para o governo da China, representando um risco para a segurança nacional norte-americana.
  • Por isso, o TikTok está sendo pressionado para vender as operações para um dono dos EUA, o que não aconteceu até agora.
  • A empresa chinesa e o governo do país asiático contestam as alegações e acusam os norte-americanos de ferirem os princípios da concorrência justa.

O post TikTok: senadores dos EUA pressionam Trump por resolução apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

China aprova acordo do TikTok, afirma secretário do Tesouro dos EUA

Astronauta mais jovem da China será lançado junto com ratos ao espaço

WhatsApp vai adicionar nova opção de segurança para usuários; veja como usar