Após afirmar que o presidente da China, Xi Jinping, aceitou vender o TikTok, o presidente dos EUA, Donald Trump, revelou mais informações sobre o acordo. O republicano citou nomes de empresários (supostamente) envolvidos nas negociações.
A ideia é transferir o comando da plataforma, que hoje é da chinesa ByteDance, para um consórcio de investidores norte-americanos. A medida respeitaria uma decisão da Justiça dos Estados Unidos, impedindo o banimento da rede social no país.

Nomes estão alinhados com Donald Trump
Em entrevista à Fox News no domingo (21), Trump afirmou que um grupo de “patriotas norte-americanos” está envolvido na compra do TikTok. Ele ainda destacou que acha que “eles vão fazer um trabalho muito bom”.
Larry Ellison (presidente da Oracle) é um deles. Ele está envolvido. Esse grande cara, Michael Dell está envolvido. Eu odeio dizer isso, mas um homem chamado Lachlan está envolvido. Você sabe quem é Lachlan? E Rupert provavelmente estará no grupo.
Donald Trump, presidente dos EUA

Lachlan Murdoch assumiu recentemente a Fox Corp e a News Corp, um império de mídia da família, encerrando uma longa batalha de sucessão com seus irmãos. Já Rupert Murdoch, aos 94 anos, é presidente emérito da News Corp. Eles são conhecidos por suas visões conservadoras, alinhadas ao defendido por Trump.
Leia mais
- Fim da novela? Trump diz que China aprovou venda do TikTok
- Trump e Xi Jinping conversam sobre tarifas e futuro do TikTok em chamada
- Trump diz que EUA anunciarão comprador para TikTok

Empresários devem participar de novo conselho do TikTok
- Segundo informações da Reuters, o acordo prevê a criação de um conselho que comandará as operações da rede social nos Estados Unidos.
- A chinesa ByteDance contaria com um dos sete assentos.
- O restante será ocupado por empresários norte-americanos, provavelmente com os nomes citados por Trump entre eles.
- Já o governo dos Estados Unidos não deve fazer parte do conselho.
- O acordo ainda exige que os dados de usuários norte-americanos sejam armazenados na infraestrutura de computação em nuvem dos EUA administrada pela empresa Oracle.
- O algoritmo, por sua vez, será retreinado e totalmente operado nos Estados Unidos, sem nenhum tipo de controle chinês.
- Para que os últimos detalhes sejam resolvidos, Trump ainda deve ampliar o prazo para venda da rede social mais uma vez – no caso, até abril de 2026.
O post TikTok: Trump revela nomes envolvidos em acordo com a China apareceu primeiro em Olhar Digital.