Estamos bem perto de uma época ótima do ano para quem está pensando em trocar de celular. É aquela sequência de Black Friday e Natal, que normalmente significa que muitos produtos ganham descontos ou cupons de lojas que dão aquela aliviada nos preços.
Não dá para saber quais exatamente são os smartphones que vão entrar em promoção, mas temos bons palpites baseados no que costuma acontecer.
Aqui, nós separamos 7 celulares que devem entrar em promoção e vale a pena ficar de olho, do valor atual mais acessível até o que exige maior investimento. Os escolhidos não são necessariamente os mais poderosos, mas sim aqueles que trazem um diferencial para certos públicos ou têm características que chamaram a nossa atenção.
E tentamos ao máximo variar as fabricantes, para você ter mais opções na hora de escolher um modelo.
Lembrando que o preço pode variar para mais ou para menos, então essa é uma média que encontramos nas principais lojas virtuais e especialmente em produtos novos.
Realme C75

Abrimos a lista com o Realme C75, um smartphone mais básico, mas que tem algumas características bem interessantes e pode ficar abaixo da faixa dos mil reais.
O destaque dele está na bateria de longa duração e rápida recarga: são mais de 5.800 mAh e 45W de potência. Ele ainda é bem resistente, com certificação IP69 contra poeira e água, proteção ArmorShell 2 na tela e até uma função de expelir líquidos usando o alto-falante, salvando até de uma queda rápida na piscina.
A tela IPS LCD tem 90 Hz de taxa de atualização e resolução Full HD, com 6,72 polegadas de tamanho. A performance é garantida com um processador MediaTek Helio G92 Max, 8 GB de RAM e 256 GB de memória interna.
A câmera não é o forte dele, mas para a categoria o sensor principal de 50 MP e a lente de 8 MP para selfies estão dentro do aceitável. Outras boas notícias? Ele aceita dois chips e tem duas cores bem diferentes entre si, vindo em dourado ou preto.
Mas leve em conta que esse é um aparelho um pouco mais limitado. Ele não tem dados móveis 5G, fora alguns padrões de conectividade mais antigos, como Bluetooth versão 5.0 e só o Wi-Fi 5.
Atualmente, o Realme C75 custa a partir de mil e cem reais nas lojas online.
Xiaomi Redmi Note 14 Pro 5G
Uma lista de aparelhos que vale a pena ficar de olho sem um campeão de vendas como a linha Redmi não dá, né. Só que a gente pode sonhar mais alto nessa seleção, então a variante que indicamos é o Redmi Note 14 Pro 5G. Ele já tem um custo-benefício alto, mas pode ficar ainda melhor.
Esse celular tem uma câmera bem poderosa para a categoria. O sensor principal tem 200 MP de resolução e IA no processamento, enquanto a lente para selfies é de 20 MP. Já a bateria não é tão grande com 5.110 mAh, mas tem recarga rápida de 45W que compensa.
Na tela curva 3D, também temos boas notícias: resolução de 1.5K e taxa de atualização de 120Hz, com tecnologia que reconhece toques mesmo se ela estiver molhada. E isso com proteção IP68. O processamento fica a cargo do MediaTek Dimensity 7300-Ultra, acompanhado de 8 GB de RAM.
O ponto negativo dele, por incrível que pareça, também está em fotografia. Isso porque as outras lentes traseiras não têm a mesma qualidade da principal, sendo uma ultra-wide de 8 MP e aquele sensor macro de 2 MP que quase não faz diferença.
Você encontra o Redmi Note 14 Pro 5G da Xiaomi por mil seiscentos e cinquenta reais atualmente.
Compre aqui o Redmi Note 14 Pro 5G.
Samsung Galaxy A56

O Galaxy A56 é a atual versão com mais custo-benefício da Samsung. Um dos pontos negativos dele no lançamento era justamente o preço, mas ele já passou por cortes e pode ganhar ainda mais desconto a partir de agora.
Ele tem um novo visual traseiro, com um módulo renovado de câmeras e mais proteção contra pancadas e riscos. O painel Super AMOLED de 6,7 polegadas tem resolução Full HD+ e HDR10+, ou seja, ótimo para ver conteúdos e avançado para essa categoria.
Em desempenho, o chip o Exynos 1580 é acompanhado de 8 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento, podendo até rodar alguns jogos mais exigentes com algumas limitações. Ele vem ainda com alguns recursos de IA, principalmente para câmera e o Circule para Pesquisar, fora o suporte para o eSIM.
A câmera traseira é justa para intermediários: temos um sensor principal de 50 MP, a lente ultra-wide de 12 MP e o macro de 5 MP. A câmera frontal de 12 MP faz o básico muito bem.
Se é para apontar um ponto negativo, então a gente tem que falar do fim do suporte para cartão microSD que tinha em gerações anteriores, fora a falta de evolução nas câmeras — a lente macro e a de selfies poderiam ser melhores.
Gostou desse modelo? O Samsung Galaxy A56 hoje em dia sai por 1870 reais e segue caindo.
Xiaomi Poco X7 Pro
Avançando mais um pouco nas categorias, o Poco X7 Pro da subsidiária da Xiaomi é um daqueles modelos que tende a entrar sempre em promoção e tem um custo benefício alto para um intermediário. E essa variante aqui é especificamente voltada para quem busca a combinação entre desempenho e boa bateria.
Ele tem o poderoso chip MediaTek Dimensity 8400-Ultra para rodar apps e jogos, com 8 GB de RAM e 256 GB de espaço interno. A bateria é bem grande, com 6.000 mAh, e recarga bem rápida de até 90W.
A tela também se destaca: são 6,67 polegadas na resolução 2K, com taxa de atualização de 120Hz e um pico de brilho alto de 3200 nits. O modelo está disponível em verde, preto e com aquele amarelo clássico da marca.
Tem ponto negativo? Então, as câmeras melhoraram nessa geração… mas ainda ficam para trás do processamento, da tela e da bateria. A nova câmera traseira de 50 MP com estabilização óptica faz bons trabalhos, mas a de selfies, mesmo com 20 MP, podia ter uma qualidade maior.
Ainda sem promoções da Black Friday, você leva o Xiaomi Poco X7 Pro para casa por volta de 1900 reais com 256 GB de espaço e 2100 reais pelo dobro de memória.
Compre aqui o Xiaomi Poco X7 Pro.
Motorola Edge 60 Pro

Quem busca um novo celular que tem uma bateria daquelas que dura tranquilamente mais de um dia precisa monitorar os preços do Motorola Edge 60 Pro. Fora uma performance bem competente, a fonte de energia de silício carbono de 6.000 mAh tem alta durabilidade e não deixa o aparelho espesso ou pesado.
Ao todo, são 12 GB de RAM e até 512 GB de espaço interno, fora o processador Dimensity 8350 Extreme da MediaTek. Em câmeras, temos uma teleobjetiva de 10 MP com zoom óptico de 3x, além de um sensor híbrido de ultra-wide e macro de 50 MP. A câmera de selfies tem uma resolução bem alta: 50 MP, sem contar que os tons de pele são validados pela Pantone para as selfies.
Para conferir tudo isso que você fotografou, a tela curva tem 1,5K de resolução e 6,7 polegadas, com um pico de brilho alto de 4.500 nits. E ele é duro na queda com durabilidade com certificação militar, Gorilla Glass 7i na tela e proteção até IP69. Como tem virado moda, todos os recursos da Moto AI estão presentes para produtividade e edição.
A ressalva? A Motorola parece ter sacrificado alguns recursos de uma geração para outra: a taxa de atualização era de 144Hz e caiu um pouco, fora a recarga que não é mais de 125W e a ausência de autofoco nas selfies. Não prejudica o aparelho como um todo, mas é um retrocesso.
O Motorola Edge 60 Pro custa mais ou menos 2 mil e 600 reais no comércio eletrônico nacional.
Compre aqui o Motorola Edge 60 Pro.
Apple iPhone 16e
A nossa lista também tem um aparelho para quem faz questão de ter um smartphone da Apple como próximo celular e quer uma geração recente, mas tem um investimento mais limitado.
O iPhone 16e é o atual substituto das variantes SE — aqueles que tem alguns recursos a menos que os principais, mas entrega praticamente a mesma experiência.
Uma das diferenças aqui está no tamanho mais compacto e com um display reduzido. A tela Super Retina XDR tem qualidade, mas só 6,1 polegadas. A estrutura é feita de alumínio aeroespacial resistente e Ceramic Shield na frente, o que torna ele especialmente resistente até em comparação com os iPhones 17. E a bateria, quase sempre um problema para aparelhos pequenos da Apple, aqui não desaponta.
O chip A18 roda praticamente tudo o que você precisar e há suporte para as ferramentas Apple Intelligence. Além disso, esse modelo tem o desbloqueio por Face ID, o Botão de Ação com atalhos e entrada USB-C para recarga.
A câmera traseira Fusion pode ser única, mas não é nada ruim, com resolução de 48 MP e teleobjetiva de duas vezes integrada com gravação de vídeos em 4K.
As ressalvas dele são aqueles recursos removidos que eu falei no começo: taxa de atualização de 60 Hz para a tela, ausência de MagSafe e nada de câmera ultra-wide para fotos mais amplas.
O iPhone 16e custa hoje por volta de 3600 reais na versão com 128 GB de espaço interno e dependendo da cor.
Samsung Galaxy S25 Ultra
Se você estiver buscando um top de linha com um diferencial, o Samsung Galaxy S25 Ultra é um dos líderes do ano não só desempenho, mas também e principalmente em fotografia e gravação de vídeo. E como a geração S26 sai já no comecinho do ano que vem, os descontos podem ficar até melhores daqui pra frente.
Se você curte esse formato, aqui temos cantos arredondados, fora laterais de titânio resistentes e certificação IP68. Só fique de olho porque a tela é grande: são 6,9 polegadas com a ótima resolução Quad HD+, com suporte até HDR10+ para reproduzir conteúdos.
O chip é o poderoso Snapdragon 8 Elite otimizado para celulares Galaxy, com 12 GB de RAM e até 1 TB de espaço. Na bateria, são 5.000 mAh com carregamento rápido de até 45W ou 15W sem fio, além de recarga de outros aparelhos por indução. Recursos do Gemini e do Galaxy AI estão todos presentes.
Mas eu falei das câmeras, então vamos pra elas. O sensor principal tem 200 MP e é acompanhado de duas teleobjetivas, uma delas com zoom óptico de 5 vezes, fora a câmera ultra-angular de 50 MP.
Na frente, o sensor de selfies tem 12 MP. Para gravar vídeos? Ele vai até 8K a 30 fps. E tudo isso vem com uma nova e melhorada interface do app de câmera, com um motor de pós-processamento de IA.
Só fica um puxão de orelha na Samsung: a S Pen perdeu a conectividade Bluetooth e algumas funções, fora o velho problema do carregador na caixa não ser o da capacidade máxima de recarga da bateria.
O salto de preço aqui é grande: o Galaxy S25 Ultra da Samsung custa hoje a partir de 6 mil e 700 reais.
Compre aqui o Samsung Galaxy S25 Ultra.
