Um tablet é um aparelho bem interessante para quem precisa de um eletrônico para trabalho ou estudo, mas não quer recorrer a um notebook. Ele é compacto, quase sempre mais barato que laptops e traz uma boa variedade de recursos e ferramentas.
E, apesar de ser menos variado que o setor de celulares, existe um tablet por aí tanto para tarefas simples, tipo leitura e escrita de textos, quanto para rodar programas mais elaborados.
Aqui, nós separamos 7 tablets para trabalho e estudo que você pode comprar, do mais acessível até o que exige maior investimento. Os escolhidos não são necessariamente os mais poderosos, mas sim aqueles que trazem um diferencial para certos públicos ou têm características que chamaram a nossa atenção. E tentamos diferenciar as linhas ou famílias de aparelhos, para você ter mais opções na hora de escolher.
Lembrando que o preço pode variar para mais ou para menos, então essa é uma média que encontramos nas principais lojas virtuais.
Lenovo Tab M9
A gente abre a lista com o Lenovo Tab M9, um dos modelos mais baratos e confiáveis que você encontra por aí. Esse aparelho é voltado para ser o primeiro tablet de uma pessoa de qualquer idade, ou então um modelo mais usado para leitura e navegação simples.
A tela LCD de 9 polegadas até surpreende com alto-falantes duplos estéreo com Dolby Atmos, mas a resolução é só HD.
A estrutura é fina e leve com um chip MediaTek Helio 80 competente rodando tudo, mas aí ele tem só 4 GB de RAM e 64 GB de espaço interno — bem pouco, mas pelo menos tem suporte para expandir com microSD.
A bateria 5100 mAh deixa ele operando por boas horas e as câmeras de 8 MP atrás e 5 MP na frente só fazem o básico, mas não costuma ser exigida em um tablet.
Talvez a maior ressalva aqui, tirando a parte técnica, é que ele roda o Android 12 de fábrica. Isso significa que ele já não deve ser habilitado para atualizações do sistema operacional, apesar de funcionar normalmente.
O Lenovo Tab M9 custa 730 reais nas principais lojas online do país.
Samsung Galaxy Tab A11
O Samsung Galaxy Tab A11 é outro modelo moderno mais de entrada e voltado para tarefas simples. Mas aqui a situação é um pouco diferente: esse é um tablet de design com elementos premium na cor prata e recursos inteligentes do Gemini e da própria fabricante.
O Tab A11 vem com os alto-falantes com Dolby Atmos e câmeras frontal de 5 MP e traseira de 8 MP, além de operar só usando WiFi. A tela de 8,7 polegadas traz uma resolução de 1340 x 800 pixels e frequência de 90 Hz.
Aqui, o processador é o moderno MediaTek Helio G99, e há garantia da fabricante para vários anos de atualização do Android.
O ponto negativo? De novo a combinação de 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, que é baixa até mesmo para uso casual. Ah, e a resolução da tela poderia melhorar também nesse aparelho mais recente.
O Galaxy Tab A11 da Samsung pode ser encontrado por volta de 1099 reais.
Compre aqui o Samsung Galaxy Tab A11.
Xiaomi Pad 7
O Xiaomi Pad 7 é um tablet intermediário com aquele custo benefício que a Xiaomi está acostumada a trazer também nos celulares.
E ele é voltado para quem busca uma tela grande, com pouco mais de 11 polegadas e boa resolução de 3200 x 2136 pixels.
Esse modelo roda a partir de um processador Snapdragon 7+ Gen 3 da Qualcomm, com 8 GB de RAM e uma bateria grande de 8850 mAh, com recarga de 45W.
Fora os quatro alto-falantes Dolby Atmos, ele tem ainda o HyperOS de sistema operacional e alguns recursos avançados de IA, como reconhecimento de voz e geração de imagens. Caso você precise tirar uma foto ou outra, a câmera traseira tem 13 MP.
Só fique atento a um ponto: esse modelo não suporta dados móveis tipo 4G ou 5G e nem tem leitor de biometria para desbloqueio.
Curtiu esse tablet? O Xiaomi Pad 7 sai por algo entre 2 mil e 200 reais até 2 mil e 500 reais, dependendo de cor e armazenamento.
Vaio TL12
O Vaio TL12 é um modelo bem recente e voltado para quem precisa de um tablet que sirva como uma alternativa a um notebook, em especial para quem se desloca bastante e precisa trabalhar de lugares diferentes.
Isso porque o tablet acompanha capa com teclado e uma caneta para uso na tela, acessórios que costumam ser vendidos separadamente em outros modelos. Além disso, ele vem com uma tela grande AMOLED de 12,6 polegadas com resolução 2,5K, mas com taxa de atualização de só 60 Hz.
Ele tem um acabamento metálico bonito e resistente, roda o Android 15 de fábrica e começa em 8 GB de RAM e 128 GB de espaço nas configurações. O chip octa-core de até 2,7 GHz é o Unisoc T820 e aí está um ponto negativo: poderia ser um processador melhorzinho.
Outro ponto negativo está no preço ainda elevado, ao menos no momento de publicação deste vídeo, talvez por causa dos próprios acessórios.
O Vaio TL12 pode ser seu a partir de 3 mil reais no comércio eletrônico nacional.
Apple iPad
O primeiro iPad que indicamos por aqui é o modelo mais convencional do tablet da Apple, atualmente na décima primeira geração, mas que está longe de ser um dispositivo fraco. Ele é voltado para quem faz questão de ter um iPad e tudo o que o tablet da marca oferece, mas tem um orçamento mais limitado.
Aqui, você encontra um chip A16 Bionic, suficiente para tarefas básicas e até softwares de ilustração ou edição simples de vídeo, fora jogos mais avançados porque você também merece um descanso.
A tela de 11 polegadas Liquid Retina é LCD com alta resolução, enquanto a bateria tem boa duração e recarga de até 45W. A câmera de 12 MP na traseira filma até 4K e está acompanhada de outro sensor frontal de mesma resolução para chamadas e selfies.
Só que o display podia ser melhor: ele tem só 60 Hz de taxa de atualização e baixo brilho para uso em locais externos, com speakers embutidos também abaixo do padrão.
O iPad com o chip A16 custa hoje por volta de 3 mil reais no modelo com 128 GB de espaço, mas já saindo até mais barato em algumas lojas.
Samsung Galaxy Tab S10 Ultra
Entrando na categoria dos top de linha, o Galaxy Tab S10 Ultra da Samsung é daqueles para quem precisa de uma tela realmente grande – tipo do tamanho do painel de um notebook – e muita potência, até mesmo nas câmeras.
Esse modelo tem uma tela AMOLED gigante com 14,6 polegadas com 120 Hz de taxa de atualização, ou seja, ótima qualidade. O processador MediaTek Dimensity 9300+ é acompanhado de 12 GB de RAM e 512 GB de espaço, mais do que o suficiente.
O tablet tem estrutura de alumínio aprimorada e uma bateria imensa de 11.200 mAh. Para fotos e vídeos, você conta com duas câmeras traseiras: uma de 13 MP e uma lente ultra-wide de 8 MP, além de duas câmeras frontais de 12 MP.
O aparelho é ideal até para rodar ferramentas de inteligência artificial, acompanha S Pen e suporta eSIM e microSD, além de ter Wi-Fi 7.
Mas tem ponto negativo, certo? Então: toda essa potência tem um preço alto. Além disso, pode levar um tempo até você se acostumar a usar a tela grande e com bordas bastante finas, que podem marcar fácil pelos dedos.
Dá para levar o Galaxy Tab S10 Ultra da Samsung para casa por algo em torno de 6 mil e 200 reais até mais de 8 mil reais, dependendo da loja e se é ou não importado.
Compre aqui o Samsung Galaxy Tab S10 Ultra.
Apple iPad Pro M4
E não podia ser diferente, a gente fecha a lista com o iPad Pro M4. Ele é o top de linha da Maçã e nem chegue perto dele para tarefas casuais de trabalho ou estudo, porque nesse caso não vale a pena.
Ele vem com o poderoso chip M4 para rodar softwares pesados (como edição de vídeo, ilustrações e processar grandes bases de dados), além de games, e recursos de IA. Em outras palavras, o que você precisar abrir nele com certeza vai funcionar.
A tela OLED Ultra Retina XR tem alta resolução, com até 1000 nits de brilho e ampla tonalidade de cores. Ele vem com uma câmera de 12 MP que grava em 4K, além de uma câmera frontal da mesma resolução.
Outras boas notícias são a presença de quatro alto-falantes e microfones para reproduzir conteúdos ou fazer chamadas.
Só que você já deve imaginar um dos pontos negativos: o preço segue altíssimo, apesar de ele ser bastante durável e ter várias atualizações garantidas. Além disso, fica um puxão de orelha pra Maçã: a opção de tela com vidro nano‑texture só existe de 1 TB pra cima, sendo que as versões de menos espaço já deviam ser premium o bastante para ter esse recurso.
O iPad Pro M4 custa a partir de 8 mil reais na versão de 11 polegadas com 256 GB e sem 5G. Mas o preço quase dobra na variante de 13 polegadas, que também é mais poderosa, ou nas versões com mais espaço interno.
Compre aqui o Apple iPad Pro M4
