Um processador é um dos componentes mais importantes no funcionamento de um computador. É dele a tarefa de transformar dados e comandos em tarefas, ou seja, “processar” tudo o que acontece lá dentro.
E as ações vão desde carregar um site até abrir um jogo em um eletrônico. Por isso, os modelos são bem diferentes entre si em termos de desempenho, e claro que isso impacta também no preço.
Aqui, nós separamos alguns dos 7 melhores processadores para computadores que você pode comprar, do mais acessível até o que exige maior investimento. Os escolhidos não são necessariamente os mais poderosos, mas sim aqueles que trazem um diferencial para certos públicos ou têm características que chamaram a nossa atenção.
E, sim, o mercado hoje de chips para PC é dominado por duas marcas, então não tem como fugir de Intel e AMD. E selecionamos modelos mais modernos que terão mais tempo de suporte e durabilidade.
Lembrando que o preço pode variar para mais ou para menos, então essa é uma média que encontramos nas principais lojas virtuais e especialmente em produtos novos.
AMD Ryzen 5 5500
O primeiro item que indicamos já é um ótimo componente. É o AMD Ryzen 5 5500, um processador de alto custo-benefício para quem não tem grandes pretensões em rodar tudo no máximo, mas ainda exige um chip de qualidade e que surpreende mesmo estando no início da nossa lista.
Ele tem clock de 3,6 GHz ou até 4,2 GHz em modo Turbo, com 6 núcleos e 12 threads. Esse modelo ainda é otimizado para jogos e outras experiências em realidade virtual, com ajuda da tecnologia VR-Ready Premium. E ele tem conectividade PCIe 3.0, longe de ser o padrão mais moderno, mas ainda bem rápida.
Só fique atento a um ponto que você vai ver que se repete bastante aqui. Esse processador esquenta bastante, o que significa que ele exige um resfriamento adicional e otimizado.
O AMD Ryzen 5 5500 custa por volta de 470 reais nas lojas online.
Compre aqui o AMD Ryzen 5 5500.
Intel Core i5-12400F
A alternativa da Intel nessa faixa de custo-benefício é o Intel Core i5-12400F da 12ª Geração de chips da empresa. Ele já é um processador um pouco mais antigo, mas nem por isso deixe de considerar ele para jogos e rodar programas mais exigentes.
Esse processador tem 6 núcleos de desempenho e 12 threads, com um clock base de 2,5 GHz, mas que pode chegar a 4,4 GHz. Ele tem o Intel Smart Cache de 18 MB, além dos modernos padrões de conectividade Wi-Fi 6E e Thunderbolt 4. Outra boa notícia é o suporte de memória até DDR5, se você tiver uma por aí.
Mas e os pontos negativos? Aqui, o clock base não é tão alto para o preço cobrado. Além disso, o cooler incluso não é tão eficiente assim.
Você encontra o Intel Core i5-12400F a partir de 700 reais.
Compre aqui o Intel Core i5-12400F .
AMD Ryzen 5 5600GT
O próximo processador da nossa lista tem um diferencial importante. o Ryzen 5 5600GT da AMD inclui gráficos integrados, ou seja, pode funcionar com jogos e outros recursos, como edição de vídeos, sem precisar de uma placa de vídeo separada. ou seja, estamos falando de uma possível economia bem importante aí.
Com 6 núcleos e 12 threads, ele tem gráficos integrados Radeon Vega 7 e suporte de RAM até DDR4. A velocidade de clock é alta, até 4.6 GHz no modo turbo ou 3,6 GHz no padrão. E ele tem ainda o Wraith Stealth Cooler, um sistema de resfriamento que mantém as temperaturas sob controle na medida do possível.
A ressalva é que, se você é um gamer muito exigente em termos de fps e outras configurações em jogos modernos, esse processador pode não ser tão potente para games quanto concorrentes de clock similar sem gráficos integrados.
O AMD Ryzen 5 5600GT pode ser encontrado no comércio eletrônico nacional por 790 reais.
Compre aqui o AMD Ryzen 5 5600GT.
Intel Core i5-14600K
Mudando de novo de empresa, o Core i5-14600K é um modelo Intel de alta performance com vídeo integrado, neste caso a Intel UHD Graphics 770. Mas ele especialmente indicado para trabalhos com vídeo, seja criação, transmissão ou edição de conteúdo, além da performance em games ser boa também.
Ele tem 14 núcleos, sendo 6 de performance e 8 de eficiência, com total de 20 threads. O clock base é de 3,5 GHz, com modo turbo que leva ele até 5,3 GHz.O processador suporta memória até DDR5 e tem conectividade PCI Express 5.0, fora um TDP alto a partir de 125 W.
E sim, problemas de tensão elevada nessa geração podiam causar instabilidade e até degradar o produto. Mas atualizações a nível de BIOS e cuidados no uso praticamente eliminam as chances de algo acontecer agora em 2025.
O ponto realmente negativo aqui está no fator inovação: foram poucos avanços realmente significativos para os chips de 13ª geração, que hoje são mais raros no mercado.
Curtiu esse modelo? Dá para comprar o Intel Core i5-14600K por até 1300 reais.
Compre aqui o Intel Core i5-14600K.
AMD Ryzen 7 7700
O próximo chip da nossa seleção é um campeão de vendas. O AMD Ryzen 7 7700 é um processador de alto desempenho que é bem voltado para games, além de trazer um cooler já de boa performance na caixa.
São ao todo 8 núcleos e 16 threads, além de suporte PCIe 5.0 e DDR5. Ele tem clock de até 5,3GHz e o TDP padrão de 65W, o que significa que ele é também econômico.
O ponto negativo é que ele poderia ter mais núcleos e threads, úteis principalmente se você vai usar ele em um PC para uso profissional mais intenso. No caso de jogos, a não ser que você seja realmente exigente e queira rodar tudo no máximo em títulos mais modernos, não terá problemas por aqui.
O AMD Ryzen 7 7700 custa a partir de 1900 reais atualmente.
Compre aqui o AMD Ryzen 7 7700.
AMD Ryzen 7 9800X3D
Seguindo com a AMD, agora a gente sobe um pouco mais de categoria. O AMD Ryzen 7 9800X3D é a garantia do melhor desempenho possível em games, sendo também ótimo para renderização de vídeo, além de outras necessidades multitarefas.
Esse processador top de linha tem a tecnologia AMD 3D V-Cache, que “empilha” memória sobre os núcleos e aumenta muito o desempenho sem precisar mexer nas dimensões do componente.
O chip de arquitetura Zen 5 tem conectividade PCIe 5.0, bom controle de temperatura e 8 núcleos com 16 Threads, em um Cache L3 que chega até 96 MB. Com overclock desbloqueado, ele é capaz de chegar até 5,2 GHz.
Só fique de olho em um ponto. Ele exige atenção com consumo de energia, se comparado com gerações anteriores e se for muito usado em máxima potência.
Dá para levar o AMD Ryzen 7 9800X3D para casa por aproximadamente 2800 reais.
Compre aqui o AMD Ryzen 7 9800X3D.
Intel Core i9-14900K
O último processador da nossa lista é o Intel Core i9-14900K. Ele é um um top de linha menos focado em jogos, e sim em produtividade, mas que pelas características técnicas ainda é excelente para qualquer tipo de demanda.
Ele tem recursos de inteligência artificial, para aplicar uma alteração otimizada automaticamente para o seu chip, fora a potência base de 125W.
São ao todo 24 núcleos, sendo 8 de performance e 16 de eficiência, além de 32 threads. Não estranhe os 3,2 GHz de clock base, porque ele chega até ao máximo de 6 GHz em modo Turbo com um impressionante cache de 36 MB.
E aqui também vale a explicação sobre o problema de tensão elevada: atualizações da BIOS e cuidados no uso praticamente eliminam as chances de algo acontecer.
Mas ele tem os seus pontos negativos sim: o modelo esquenta muito e exige talvez até um water cooler. Além disso, o valor cobrado é bem alto, mesmo ele entregando muito desempenho. A boa notícia é que ele tem caído de preço recentemente e, apesar de ainda ser um investimento considerável, está virando uma opção mais viável.
Você encontra o Intel Core i9-14900K por até 3200 reais.