Toyota e Waymo querem deixar o sonho do carro autônomo mais perto de você

A Waymo, empresa de veículos autônomos controlada pela Alphabet, anunciou uma parceria preliminar com a Toyota para explorar o uso da tecnologia robotaxi em veículos de propriedade pessoal.

Segundo as empresas, a colaboração pretende combinar a expertise da Toyota em produção veicular com a tecnologia de direção autônoma da Waymo, com foco no desenvolvimento de novas soluções para o consumidor final.

A parceria marca uma mudança de foco para a Waymo, tradicionalmente voltada à operação de frotas autônomas para transporte por aplicativo, e abre caminho para que veículos pessoais possam, futuramente, contar com capacidades de direção autônoma.

Segundo Tekedra Mawakana, co-CEO da Waymo, o acordo pode incluir a adição de modelos da Toyota à frota do serviço Waymo One, que já opera em cidades como São Francisco, Los Angeles, Phoenix e Austin.

Waymo expande parcerias

  • Atualmente, a empresa realiza cerca de 250 mil corridas autônomas pagas por semana, número que vem crescendo desde sua recente expansão em Austin e na Baía de São Francisco.
  • Mesmo com a nova aliança, a Waymo afirma que seguirá com seus planos de incorporar veículos da Hyundai e da chinesa Geely à operação de robotáxis.
  • A Toyota, maior montadora do mundo em vendas, já teve envolvimento com outras empresas de tecnologia autônoma, incluindo um investimento anterior na Tesla.
  • A gigante japonesa busca agora acelerar sua presença no setor de direção automatizada, diante da crescente competição de empresas como a própria Tesla, que também mira o mercado de veículos autônomos pessoais.
Aliança pode acelerar a chegada da condução autônoma ao consumidor final e integrar veículos da Toyota à frota da Waymo (Imagem: Cobalt S-Elinoi / Shutterstock)

Leia mais:

Tesla terá robotáxis nos EUA esse ano

Apesar de ainda não oferecer carros capazes de operar sem supervisão humana, a Tesla afirma que lançará, em junho, um serviço de viagens totalmente autônomas com o Model Y em Austin, usando a versão mais recente de seu sistema Full Self-Driving (FSD).

O CEO da Tesla, Elon Musk, no entanto, criticou o modelo da Waymo, alegando que os robotáxis são caros demais para serem escaláveis.

O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, reconheceu recentemente que o modelo de negócios da Waymo ainda está em construção, mas destacou o potencial futuro do uso doméstico da tecnologia. A parceria com a Toyota reforça essa direção e aproxima o uso de carros autônomos do consumidor comum.

Parceria deve expandir o alcance da Waymo além das frotas comerciais – Imagem: Sundry Photography/Shutterstock

O post Toyota e Waymo querem deixar o sonho do carro autônomo mais perto de você apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Fazenda vai usar IA para rastrear movimentações financeiras de fintechs

Após operação da PF, Receita voltará a exigir declaração de fintechs

11º Prêmio Especialistas: Olhar Digital tem representante na final