Toyota tem plano para reagir ao avanço de marcas chinesas no Brasil

As chamadas montadoras tradicionais não parecem estar dispostas a ficar de braços cruzados vendo o avanço das marcas de carros chinesas no Brasil. Um exemplo disso é a Toyota. A empresa vai investir R$ 11,5 bilhões no mercado brasileiro até 2030.

A ideia da fabricante japonesa é ampliar sua fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo. Além disso, está prevista a criação de um desmanche próprio para reaproveitamento e venda de peças com preços mais baixos.

Empresa japonesa não quer ficar para trás no mercado brasileiro (Imagem: rep0rter/iStock)

Capacidade de produção de veículos será ampliada

  • Segundo informações do G1, a Toyota está ampliando sua planta em Sorocaba.
  • Os trabalhos já estão em andamento e a inauguração está prevista para o segundo semestre de 2026.
  • Quanto estiver pronto, o espaço substituirá a unidade de Indaiatuba, atualmente em processo de desativação. 
  • Com a medida, a montadora espera aumentar a capacidade anual de produção para 268 mil veículos, um crescimento de 20%.
  • Essa expansão fará o Brasil ganhar ainda mais relevância na operação regional da empresa.
  • Na América Latina, a marca japonesa responde por 12% dos emplacamentos, número superior aos 7,81% de participação no mercado brasileiro.

Leia mais

Fábrica em Sorocaba está sendo ampliada (Imagem: divulgação/Toyota)

Empresa estuda projeto de reciclagem de veículos

Outro objetivo da Toyota é trazer para o território brasileiro modelos elétricos já comercializados em outros países. A ideia é que isso aconteça a partir do primeiro semestre de 2026. Para tornar os veículos mais sustentáveis, até mesmo os modelos comerciais leves passarão por processos de hibridização. Apenas o câmbio e a bateria dos modelos híbridos devem ser importados. Todo o restante será fabricado e montado no Brasil.

Toyota promete vender peças com até 50% de desconto (Imagem: RidhamSupriyanto/Shutterstock)

Ao mesmo tempo, a empresa promete lançar um projeto de reciclagem de veículos por aqui. Na semana passada, a montadora inaugurou o primeiro desmonte de peças fora da Europa e promete vender componentes por menos de 50% do valor das peças novas. No Brasil, o projeto ainda está em fase de estudos e não há data para o seu lançamento.

A marca japonesa já identificou três perfis de clientes potenciais para o serviço: proprietários de veículos com até cinco anos de uso, donos de carros com cinco a 10 anos, ainda dentro da garantia, e usuários de veículos destinados ao trabalho.

O post Toyota tem plano para reagir ao avanço de marcas chinesas no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Senado aprova fim da cobrança de roaming em viagens no Mercosul

Golpe usa Office 365 para roubar credenciais de pessoas

Criadores de A Mulher da Casa Abandonada cogitam transformar história em filme no estilo Oscar