Toyota vai retomar produção no Brasil, mas motores serão importados

Um forte temporal que atingiu o interior de São Paulo, no final de setembro, interrompeu a produção da Toyota no Brasil. Isso porque as três fábricas da empresa no país foram fortemente danificadas pelos ventos de até 90 km/h.

Agora, a montadora anunciou quando irá retomar as operações em território brasileiro. No entanto, confirmou que ainda não há data para a volta da fabricação de motores nas plantas, o que exigirá a importação dos equipamentos do Japão.

Fábricas da Toyota precisaram paralisar as atividades (Imagem: reprodução/redes sociais)

Apenas duas unidades da empresa retomarão as operações

Segundo informações do G1, a Toyota vai retomar a produção de veículos nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba no dia 21 de novembro. No total, cerca de 7.300 funcionários voltarão aos trabalhos nas duas unidades.

No entanto, o presidente da empresa, Evandro Maggio, confirmou que a planta de Porto Feliz seguirá parada e sem previsão de retomada. O espaço conta com 800 trabalhadores e é responsável pela produção e fornecimento de motores para as demais unidades.

Fábrica de Porto Feliz foi fortemente atingida pela tempestade (Imagem: Vinicius Rogillim/Arquivo Pessoal)

A unidade continuará parada porque os danos foram severos. Em Indaiatuba e Sorocaba, a produção voltará de forma gradual, priorizando a segurança das pessoas e a qualidade dos veículos”, disse o executivo.

Evandro Maggio, presidente da Toyota

Por conta disso, a Toyota decidiu importar motores do Japão. Segundo Maggio, ainda não foi definida a quantidade exata de equipamentos que serão adquiridos, uma vez que a demanda será avaliada mês a mês.

Leia mais

Corolla Cross será um dos primeiros modelos a ter a produção retomada (Imagem: divulgação/Toyota)

Retomada da produção ocorrerá de forma gradual

  • Ainda acordo com o presidente da Toyota, os primeiros modelos a voltarem à linha de montagem serão o Corolla e o Corolla Cross, dois dos mais vendidos da marca.
  • Inicialmente, a produção será voltada apenas para as versões híbridas flex.
  • A previsão é que as versões convencionais dos dois modelos e os demais carros a combustão, flex e gasolina, só voltem a ser produzidos no país entre janeiro e fevereiro de 2026.
  • O Yaris hatch também deve entrar na linha de montagem nesse período, mas sua produção será voltada à exportação, já que o modelo deixou de ser vendido no Brasil.

O post Toyota vai retomar produção no Brasil, mas motores serão importados apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Alice in Borderland vai ganhar temporada nos Estados Unidos? Entenda

Golpe oferece cartão da Shopee para roubar dados e dinheiro das vítimas

Europa tem plano para fugir da bolha financeira das IAs