O trabalho nas plataformas de entrega, como o iFood, pode estar associado à redução da criminalidade em algumas das principais cidades do estado de São Paulo. A conclusão é de um estudo da economista Isadora Frankenthal, divulgado recentemente.
Conforme o levantamento feito pela pesquisadora do Massachusetts Institute of Technology (MIT), os delitos caíram 10,4% nas regiões do território paulista em que o aplicativo começou a operar, entre 2010 e 2019. A análise envolveu estatísticas de 118 municípios com população acima de 50 mil habitantes.
Bairros mais pobres são os principais afetados
A diminuição na criminalidade relatada pela pesquisa afetou principalmente os bairros de baixa renda. Essa característica é um indício que o efeito possui relação com a geração de trabalho e a inclusão econômica proporcionadas pelos apps às pessoas com baixa qualificação.
- Como destaca o estudo, esse grupo é relacionado aos “crimes de oportunidade”, como furtos e roubos de forma impulsiva, sem maiores planejamentos;
- Mas com as oportunidades de trabalho disponíveis nos apps de entrega, os jovens incluídos no perfil citado estariam deixando as atividades ilícitas de lado;
- O relatório também aponta que os bairros mais pobres registraram queda de 26,7% nas ocorrência violentas ao longo do período, contra uma redução de 4,5% no geral;
- Além disso, as diminuições são maiores nos horários em que há aumento de entregas, como no almoço e no jantar.
A pesquisadora detalha, ainda, que os bairros de baixa renda tinham 50% mais crimes per capita do que os de maior renda antes do início da operação do iFood. Com isso, a promoção do trabalho por app teria contribuído para reduzir a desigualdade geográfica na segurança.
Homens jovens e com pouca qualificação representam o maior grupo entre as pessoas que trabalham com apps de entrega. Eles também integram o perfil com maior propensão a praticar crimes patrimoniais, entre os quais furto e roubo.
500 crimes a menos por ano em cada cidade
Essa pesquisa está incluída na tese de doutorado de Frankenthal no MIT. Ela tem se dedicado a assuntos do Brasil, especialmente na área de segurança pública, e pretende publicar o trabalho em revistas especializadas nos próximos meses.
Os dados analisados foram fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), apontando um impacto equivalente a 529 crimes a menos em cada município, por ano, em média. A queda persiste por até cinco anos depois da estreia do iFood.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando as notícias no TecMundo e compartilhe-as com os amigos nas redes sociais.