Trem mais rápido do mundo pode entrar em operação em 2026

Apresentado oficialmente no fim do ano passado, o trem-bala CR450 é considerado o que há de mais moderno no transporte ferroviário. Ele foi desenvolvido pela China Railway e está na fase final de testes operacionais.

Atualmente, o equipamento está sendo testado na linha de alta velocidade Xangai–Chongqing–Chengdu, com base na estação Yichang Norte. E a expectativa é que em breve esta nova opção de transporte fique disponível para a população chinesa.

Trem pode atingir mais de 450 km/h (Imagem: divulgação/China Railway)

Todos os indicadores de desempenho foram aprovados

De acordo com o portal China 2 Brazil, os testes buscam validar o desempenho técnico do trem. O CR450 deve percorrer 600 mil quilômetros em condições reais antes de receber licença para transportar passageiros.

Até agora, todos os indicadores de desempenho foram aprovados pelas autoridades chinesas, incluindo a meta de velocidade de 450 km/h. Nos testes atuais, o trem parte de Yichang Norte, passa por Jingmen e segue até Hanchuan, percorrendo cerca de 300 quilômetros por trajeto.

Trem deve entrar em operação na China nos próximos meses (Imagem: Maria Passer/Shutterstok)

A expectativa é que estes trabalhos continuem até o ano que vem, quando a tecnologia será testada em condições mais próximas da operação comercial. Se tudo ocorrer bem, o trem-bala pode ser liberado para operação ainda em 2026.

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CR450 apresenta design moderno (Imagem: divulgação/China Railway)

Menos resistência aerodinâmica

  • O CR450 apresenta diversas inovações de engenharia.
  • O nariz do trem mede 15 metros, 2,5 metros a mais que o modelo anterior de 350 km/h.
  • Esse design melhora a aerodinâmica e reduz a resistência do ar.
  • Outra diferença é que o bogie (conjunto de rodas, eixos e suspensão localizado na parte inferior) é coberto.
  • Além disso, o trem é 20 centímetros mais baixo e 50 toneladas mais leve do que os modelos anteriores.
  • Segundo os engenheiros responsáveis pelo projeto, essas mudanças reduziram a resistência aerodinâmica em 22%.
  • Isso permite que o CR450 leve apenas 4 minutos e 40 segundos para atingir 350 km/h, sendo um dos trens mais rápidos do mundo.

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