Trump (ainda) quer aliado de Musk no comando da NASA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a indicar, nesta terça-feira (4), o empresário e astronauta Jared Isaacman para o cargo de administrador da NASA, apenas cinco meses após ter retirado sua candidatura em meio ao esfriamento das relações entre o governo e o bilionário Elon Musk. A decisão representa uma reviravolta na disputa pelo comando da agência espacial norte-americana.

Estou satisfeito em indicar Jared Isaacman, um líder empresarial, filantropo, piloto e astronauta de destaque, como administrador da NASA. A paixão de Jared pelo Espaço, sua experiência como astronauta e sua dedicação em ampliar os limites da exploração, desvendar os mistérios do Universo e impulsionar a nova economia espacial o tornam ideal para liderar a NASA em uma nova e ousada era”, afirmou Trump em postagem nas redes sociais.

Por que Trump mudou de ideia e quer (de novo) Isaacman na NASA?

  • A renomeação ocorre após Isaacman se reunir com o próprio Trump e com o secretário de Transportes, Sean Duffy, que vinha exercendo o comando interino da agência;
  • O presidente elogiou o trabalho de Duffy, dizendo que ele fez “um trabalho incrível” durante o período à frente da NASA;
  • De acordo com a Bloomberg, Isaacman vinha articulando nos últimos meses para recuperar a indicação, inclusive, doando mais de US$ 1 milhão (R$ 5,3 milhões, na conversão direta) a organizações pró-Trump;
  • O presidente havia citado anteriormente doações do empresário a democratas como um dos motivos para ter suspendido sua nomeação inicial.
Trump vem realizando cortes profundos na NASA (Imagem: Loey Felipe/ONU)

A disputa pelo cargo gerou uma batalha pública entre Isaacman e Duffy, que ganhou espaço na imprensa e motivou comentários de Elon Musk no X. O bilionário dono da SpaceX atacou Duffy, que havia defendido abrir contratos da NASA a concorrentes da empresa de Musk.

Leia mais:

Como é a relação Isaacman-Musk?

Isaacman é um dos principais defensores da indústria espacial privada e tem laços estreitos com a SpaceX. Ele financiou e participou de missões comerciais da empresa, além de ter realizado, em 2024, a primeira caminhada espacial comercial da história, usando o novo traje espacial desenvolvido pela companhia. O executivo é presidente do conselho da Shift4 Payments.

Caso seja confirmado pelo Senado, Isaacman terá de lidar com questionamentos sobre como equilibrará sua relação com a SpaceX — liderada por Musk — e a colaboração da NASA com outras empresas do setor aeroespacial. Ele também enfrentará o desafio de comandar a agência em meio a cortes orçamentários propostos para programas científicos e à corrida para levar astronautas de volta à Lua antes da China.

Jared Isaacman estreitou seus laços com Musk e SpaceX (Imagem: Inspiration4 Photos/Flickr)

Isaacman chegou a estar prestes a ser confirmado como administrador da NASA no início do ano, com apoio de diversos setores da indústria espacial, após passar por sabatina no Senado. No entanto, a Casa Branca retirou sua indicação dias antes da votação, com Trump alegando que o empresário seria “inadequado” para o cargo por ser “um amigo muito próximo” de Musk e que a NASA “é uma parte muito grande da vida corporativa de Elon”.

Desde 2021, Isaacman vem fortalecendo seus vínculos com a SpaceX, financiando missões e programas de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Em declarações anteriores, ele descreveu a companhia como “uma das maiores histórias de sucesso dos Estados Unidos”.

Durante sua audiência no Senado, em abril, Isaacman defendeu que a NASA deve manter programas paralelos voltados à Lua e a Marte. Ele também se manifestou contra o foguete Space Launch System (SLS), desenvolvido pela Boeing, projetado para transportar astronautas até a órbita lunar.

Embora tenha dito apoiar os dois próximos voos do SLS, o bilionário argumentou que o sistema deveria ser descontinuado. “É caro. É descartável. Não é o caminho para uma exploração acessível, repetível e eficiente, seja para a Lua, Marte ou qualquer outro destino”, declarou, após ter sua primeira nomeação suspensa.

Secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy foi nomeado por Donald Trump para chefiar a NASA interinamente (Imagem: Bill Ingalls/NASA)

Isaacman também tem defendido investimentos em energia e propulsão nuclear para uso no Espaço e considerou os cortes drásticos propostos para as missões científicas da NASA como “não ideais”.

O post Trump (ainda) quer aliado de Musk no comando da NASA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Celulares da linha Galaxy S28 devem estrear GPU da própria Samsung

Big Data e saúde: como dados são utilizados na saúde para salvar vidas

8 jogos para jogar em casal no modo cooperativo