Trump elogia CEO da Intel após reunião na Casa Branca

Uma reunião entre o CEO da Intel e o presidente dos Estados Unidos parece ter colocado panos quentes no recente impasse envolvendo as partes. Nos últimos dias, Donald Trump pediu a renúncia imediata de Lip-Bu Tan por supostas relações dele com a China.

O executivo negou as acusações e visitou a Casa Branca nesta semana. Após o encontro, o republicano mudou completamente o tom e disse que o sucesso e a ascensão do chefe da empresa de tecnologia são uma história incrível.

Tan foi acusado de manter relações com o governo da China (Imagem: Zafer Kurt/Shutterstock)

Novo encontro está previsto

  • Nas redes sociais, Trump disse que a reunião com Tan “foi muito interessante” e um novo encontro entre representantes da Intel e da Casa Branca será realizado na próxima semana.
  • Apesar de não ter dado maiores informações sobre o que foi discutido, o presidente dos EUA sinalizou uma mudança importante em relação ao CEO da empresa de tecnologia.
  • Já a Intel disse que houve uma “discussão franca e construtiva” sobre o compromisso da companhia em fortalecer a liderança em tecnologia e fabricação dos EUA.
  • Ainda agradeceu o que chamou de “forte liderança do presidente para promover prioridades críticas” e manifestou o desejo de trabalhar em estreita colaboração com o governo.
  • As informações são do The New York Times.
  • Uma das hipóteses levantadas é que Tan tenha prometido aumentar os investimentos em território norte-americano, além de uma afastamento da China.
  • Lembrando que o executivo assumiu o comando da Intel em março, substituindo Pat Gelsinger, em meio a esforços para reverter a queda nas vendas da empresa.
  • Apesar de ter superado expectativas de lucro no segundo trimestre, a companhia anunciou cortes significativos.
  • A construção de uma fábrica em Ohio, por exemplo, será desacelerada, o que desagradou Trump.

Leia mais

Lip-Bu Tan está no comando da Intel há poucos meses (Imagem: reprodução/Intel)

Donald Trump chegou a pedir a renúncia imediata do CEO da Intel

Trump chegou a fazer uma publicação na rede social Truth Social, na quinta-feira (7), afirmando que o CEO da Intel está “em grande conflito e deve renunciar imediatamente”. O posicionamento do republicano veio após o senador republicano Tom Cotton, do Arkansas, ter enviado uma carta à Intel manifestando preocupações com a segurança nacional.

Cotton mencionou um antigo caso criminal envolvendo a Cadence Design (da qual Tan foi CEO ate 2021), em que a empresa teria enviado ilegalmente produtos para a China. O senador questionou se o executivo foi obrigado a se desfazer de participações em empresas com ligações ao Partido Comunista Chinês e pediu garantias de que a Intel está em conformidade com as regulamentações de segurança dos EUA.

Empresa virou novo alvo da Casa Branca (Imagem: Mijansk786/Shutterstock)

Já nesta sexta-feira (8), Tan publicou um comunicado direcionado a funcionários da Intel. No memorando, ele fala sobre sua gratidão aos Estados Unidos e que o sucesso da empresa é essencial para a “liderança tecnológica e industrial dos EUA, para a segurança nacional e para a força econômica”.

Em seguida, o executivo se referiu às alegações de vínculo com empresas chinesas como “desinformação” e afirmou que, em seus cargos anteriores, construiu relacionamentos diversificados ao redor do mundo – dentro dos padrões legais e éticos. Tan ainda escreveu que a Intel está em contato com o governo norte-americano para tratar sobre o problema e que apoia o compromisso de Trump com o “avanço da segurança nacional e econômica dos EUA”.

O post Trump elogia CEO da Intel após reunião na Casa Branca apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Até quanto vale pagar em um Kindle básico na Black Friday 2025?

Oportunidade: fones Bluetooth JBL, Philco e mais a partir de R$75 na Black Friday do Magazine Luiza

Oferta de Black Friday: PlayStation 5 com 2 jogos pelo menor preço do ano