Home Variedade Trump pode liberar venda de chips Blackwell da Nvidia para a China

Trump pode liberar venda de chips Blackwell da Nvidia para a China

by Fesouza
3 minutes read

A história da Nvidia e a venda de seus aceleradores de inteligência artificial para a China deve ganhar mais um capítulo importante em breve. Informações da Bloomberg apontam que o presidente dos EUA, Donald Trump, tem discutido permitir que a gigante venda seus chips Blackwell para o mercado chinês.

Foi reportado que o mandatário norte-americano deve conversar com o presidente chinês, Xi Jinping, sobre os chips de IA com a microarquitetura Blackwell. A bordo do Air Force One, Trump explicou a repórteres que está otimista com a reunião e deve levar o tópico para a mesa.

O republicano também expressou que pretende reduzir as tarifas norte-americanas baseadas em importações chinesas devido à crise do fentanil. Informações do The Wall Street Journal indicam que Trump considera reduzir essas taxas de 20% para 10%, em um movimento importante no cenário econômico mundial.

trump-não-conhecia-ceo-nvidia
Aproximação de Huang com Trump pode ter sido fundamental para acordos (Imagem: GettyImages/Andrew Harnik)

Sobre os chips Blackwell, o presidente dos Estados Unidos não poupou elogios para essa tecnologia, citando que estão anos à frente do que está disponível em outros países. Inclusive, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, mostrou a Trump uma nova versão desses chips no Salão Oval da Casa Branca recentemente.

Blackwell para a China deve ser ‘cortado’

Resta saber sobre qual será o acordo costurado entre Trump e Xi Jinping nos próximos dias. Apesar do chefe de estado ocidental citar a arquitetura Blackwell, é provável que a Nvidia venda esses produtos ‘cortados’, ou seja, com menor poder computacional devido a alguns cortes nas estruturas dos chips.

  • Um dos motivos é que a Nvidia não consegue mais fazer reduções nos chips Hopper da geração passada;
  • Dessa forma, é eminente que os Blackwell sejam eventualmente lançados para o mercado chinês, mas não em potência máxima;
  • Caso se concretize, esse será um dos momentos mais importantes da Nvidia no ano, já que Huang teria até mesmo desistido sobre o assunto da China;
  • A participação de mercado da empresa no país caiu para 0%, e mesmo assim o time verde conseguiu números gigantescos em vendas internacionais;
  • É possível que a Nvidia venda os chips B30A para inteligência artificial, substituindo os antigos H20;
  • No mês passado, a China teria proibido suas empresas de comprarem os chips da Nvidia por supostas violações de monopólio.

Com as recentes declarações de Trump e outras movimentações da Nvidia no mercado, as ações da empresa subiram 3,6% nas negociações de pré-mercado. Dessa forma, há uma grande expectativa para a Nvidia ultrapassar, ainda nesta quarta-feira (29), a barreira de US$ 5 trilhões em valor de mercado.

Para mais informações sobre as movimentações dos EUA, vendas de chips da Nvidia e o mercado de ações, fique de olho no site do TecMundo e não perca nada. 

You may also like

Leave a Comment