Em mais um episódio polêmico, o presidente dos Estados Unidos publicou um vídeo feito de IA em que um de seus aliados se torna o Grim Reaper na plataforma Truth Social. Na ocasião, Trump aparece tocando sinos, enquanto o diretor do Departamento de Gestão e Orçamento da Casa Branca, Russ Vought, aparece com uma grande foice e de capuz, representando a Morte.
O vídeo foi originalmente criado pelo grupo Dilley Meme Team, responsável por produzir inúmeras esquetes, vídeos e imagens com inteligência artificial a favor dos Republicanos. Esse grupo consegue milhões e milhões de visualizações com seu conteúdo, que vez ou outra são compartilhados por Trump e seus apoiadores.
Além de Vought, o próprio Trump aparece no vídeo como um encapuzado parte de uma banda ao som da música (Don’t Fear) The Reaper, do grupo Blue Öyster Cult. O vice-presidente, JD Vance, também marca presença como baterista em meio a esqueletos obscuros.

Trump alfineta Democratas
Embora pareça somente mais um vídeo aleatório, o conteúdo é um ataque aos congressistas Democratas. Em uma das cenas, a Morte de Vought aparece andando em meio a um corredor com quadros dos congressistas da oposição, incitando que o diretor está “com a caneta na mão” para tomar todas as decisões.
- O vídeo também é uma indireta ao “shutdown” iniciado na última quarta-feira (1º) para a paralisação de serviços públicos federais;
- Trump também se reuniu com Vought para debater sobre quais agências democratas deveriam sofrer cortes temporários ou permanentes;
- O presidente disse que boa parte das agências é uma “farsa política” usada pela esquerda;
- Essa paralisação significa que milhares de servidores federais podem parar de trabalhar e receber seus salários.
Em julho, Donald Trump também usou vídeos feitos por IA para atacar democratas, em especial o ex-presidente Barack Obama. O conteúdo em questão mostrava Obama encarcerado, com uniforme de presidiário ao som da música YMCA.
Para mais informações sobre inteligência artificial, segurança e fake news, fique de olho no site do TecMundo.