TSMC acelera planos de chips nos EUA

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) anunciou que está acelerando seus planos de produção de chips de 2 nanômetros (N2) em sua fábrica no Arizona, impulsionada pela forte demanda de clientes americanos por tecnologia de inteligência artificial (IA).

O CEO C.C. Wei afirmou que a empresa está se preparando para atualizar suas tecnologias mais rapidamente e expandir suas operações nos Estados Unidos, ultrapassando possivelmente o atual compromisso de US$ 165 bilhões.

“Estamos prontos para avançar com mais velocidade em nossos processos de N2 e tecnologias ainda mais avançadas no Arizona, dada a crescente demanda de nossos clientes ligados à IA”, disse Wei em conferência de resultados, segundo o Nikkei Asia.

Nova fábrica no Arizona pode iniciar produção antes de 2029, reforçando liderança em chips avançados (Imagem: JHVEPhoto/iStock)

Expansão nos EUA e novos investimentos

  • A TSMC está negociando a compra de um grande terreno adicional próximo à sua mais recente fábrica americana, com o objetivo de criar um cluster independente de fabricação de chips, ou “Gigafab”, capaz de atender a aplicações de smartphones, IA e computação de alto desempenho (HPC).
  • A companhia iniciou as obras das fábricas de 2 nm em abril, antecipando o cronograma inicial.
  • A produção, antes prevista para 2030, pode começar cerca de um ano antes, embora a TSMC ainda não tenha divulgado uma nova data oficial.

O plano prevê que a unidade no Arizona alcance a produção de até 100 mil wafers de 12 polegadas por mês, incluindo instalações para embalagem e testes, além de infraestrutura completa da cadeia de suprimentos.

A TSMC também vem investindo em formação de profissionais locais, ampliando seu programa de estágios de 130 para 200 vagas, com foco em desenvolver talentos para sustentar o crescimento da operação nos EUA.

TSMC acelera expansão nos EUA em meio à corrida global da inteligência artificial – Crédito: Ascannio/Shutterstock

Leia Mais:

Demanda sustentada pela corrida da IA

Apesar das tensões comerciais entre EUA e China, a TSMC mantém confiança no mercado de chips de ponta.

O aumento de projetos de data centers de IA tem alimentado a procura por chips da Nvidia, AMD e Broadcom, enquanto o lançamento do novo Apple Silicon de 5ª geração reforça a demanda do segmento de consumo.

“Estamos em uma posição sólida para atender à próxima onda de inovação impulsionada pela IA”, destacou Wei.

Demanda explosiva por chips de IA leva TSMC a expandir operações e antecipar cronograma de produção – Imagem: Nambawan/Shutterstock

O post TSMC acelera planos de chips nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Tudo que você precisa saber antes de comprar um fone Bluetooth

Dados de agentes de imigração dos EUA e do FBI podem ter sido expostos

Como as novas tecnologias estão moldando o futuro dos carros conectados e elétricos