Nesta terça-feira (25), os estúdios Globo estreiam sua primeira novela vertical para a internet, direcionada a um público distinto. Chamada de “Tudo por uma segunda chance”, a novidade segue a tendência de sucessos asiáticos recentes, e promete acirrar a disputa com as novelas tradicionais exibidas na televisão.
Disponível nas redes sociais da emissora, como no canal do YouTube e perfis do TikTok, Instagram, Facebook e até no Globoplay, a novela é uma típica história da Globo. A trama concentra um triângulo amoroso entre os protagonistas Lucas e Paula, e a vilã Soraia, interpretada pela influenciadora e atriz Jade Picon.
O planejamento da emissora é manter um ritmo constante de lançamentos, e utilizar rostos bem conhecidos pelo público para viralizar os conteúdos. Em 12 de dezembro, o cantor sertanejo Gustavo Mioto estrelará a produção “Cinderela e o segredo do pobre milionário”, direcionada ao streaming do Globoplay.
Populares principalmente na China, as novelas verticais ou microdramas movimentaram bilhões na indústria. Sem contar o país asiático, a consultoria Media Partners Asia estima um montante de US$ 1,4 bilhão (cerca de R$ 7,5 bilhões), e o número deve mais do que dobrar até 2030.
Formato vertical ganha mais força
O investimento em conteúdos verticais não é nada surpreendente, e o setor do entretenimento agora faz seus esforços para obter uma fatia desse sucesso. Com a expansão de plataformas como o TikTok, os Reels do Instagram e o YouTube Shorts, a tendência é de cada vez mais produções nesse formato.
- Dados da Similarweb indicam que em agosto deste ano, o TikTok somou mais de 180 milhões de usuários;
- O número é maior do que de outros gigantes, como o Instagram e até mesmo o Facebook;
- No mundo inteiro, o número de usuários totais já superou a barreira de 1,5 bilhão;
- Uma pesquisa da YPulse para a Axios em 2024 apontava que mais de 20% dos jovens que usam o Tiktok acessam a plataforma para estudar;
- Um estudo da Hostgator, inclusive, indica que 75% dos entrevistados diz ser possível viver com os ganhos da rede social chinesa;
- Apesar do sucesso, a plataforma lançou recentemente recursos para reduzir o “vício” dos usuários.
Além das recentes novas, a Globo planeja mais dez conteúdos verticais desse tipo para 2026, incluindo a compra de obras internacionais. Personagens icônicas de novelas da emissora também vão ganhar minisséries com seus melhores momentos nas obras originais, mas adaptadas ao novo formato.
Quer acompanhar novidades sobre novidades da Globo, o mercado de entretenimento e tecnologia em geral? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.