Depois de transformar Percy Jackson em uma série de sucesso, a Disney+ está avançando em sua tentativa de dar uma segunda chance a outra obra dos anos 2000 que não vingou nos cinemas. Na última quarta-feira (4), a empresa confirmou que encontrou os showrunners responsáveis pela nova adaptação da fantasia Eragon.
O trabalho vai ser assumido por Todd Helbind (Spartacus, The Flash) e Todd Hartan (Uma Mente Excepcional), que já têm grande experiência em trabalhar com o streaming. Os dois também vão colaborar como produtores-executivos do show em parceria com Christopher Paolini, escritor dos livros originais.
O que sabemos sobre Eragon na Disney+?
Além do trio, Marc Webb, Rachel Moore e Bert Salke (Co-Lab 21) também vão atuar como produtores-executivos da nova versão de Eragon. O novo projeto live action está em desenvolvimento desde 2022, mas somente recentemente acelerou nas etapas necessárias para se tornar uma realidade.
- A produção é assinada pela 20th Television, que garantiu os direitos sobre os quatro livros da série;
- A série deve ignorar completamente o longa-metragem de 2006 e vai recontar os eventos das obras de Paolini desde o início;
- Eragon acompanha a história de um mundo de fantasia marcada pelo surgimento do primeiro Cavaleiro do Dragão em mais de um século;
- Isso faz com que o protagonista se torne alvo de perseguições, o que o força a abandonar a pequena vila onde nasceu;
- Lançado em 2002, o primeiro livro da série foi um grande sucesso e ficou por 121 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times.
A grande repercussão da obra chamou a atenção de Hollywood e, em 2006, a 20th Century Fox lançou sua adaptação cinematográfica. Ela foi considerada um fracasso de crítica e público, obtendo somente 16% de aprovação no Rotten Tomatoes — algo que matou qualquer chance de a franquia continuar nos cinemas.
Até o momento, o elenco da série não foi revelado. Uma previsão de lançamento para a série de Eragon também não foi revelada pelo Disney+.
Eragon pode se beneficiar de uma nova adaptação
Caso os planos da Disney+ deem certo, a série pretende adaptar todos os volumes que Paolini chamou de o ‘Ciclo da Herança’. Além de Eragon, ela é formada por Eldest, Brisingr, e Herança, todos eles publicados no Brasil oficialmente pela Editora Rocco, que até hoje mantém os direitos sobre a série.

Com a nova adaptação, Eragon tem a chance de compensar os erros de sua adaptação anterior, que foi criticada principalmente por engatar muitas cenas de ação sem o devido contexto. Nesse sentido, o formato de série pode beneficiar muito a história, ao dar tempo para que ela se desenvolva e convença o público a se interessar por seus personagens.
Onde assistir ao filme Eragon hoje?
Para quem não lembra, Eragon já ganhou uma adaptação cinematográfica em 2006, dirigida por Stefen Fangmeier e baseada no primeiro livro do chamado Ciclo da Herança. A produção ganhou bastante notoriedade no Brasil por ser exibida na grade da televisão aberta, durante a programação da TV Globo, nos anos 2000.

O longa foi estrelado por Edward Speleers no papel principal e contou com nomes de peso como Jeremy Irons, Sienna Guillory, Robert Carlyle e John Malkovich, além de Rachel Weisz emprestando a voz ao dragão Saphira. Apesar da ambição, o resultado deixou bastante a desejar.
Para quem quiser conferir, Eragon está disponível no catálogo do Disney+ no Brasil. O streaming está incluso na assinatura Meli+ e também pode ser assinado por valores partindo de R$ 27,99 mensais.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
