Revelado com um trailer intenso na cerimônia de abertura da Gamescom na última terça-feira (19), Project Spectrum é o novo jogo da desenvolvedora Team Jade — mesmo estúdio responsável por Delta Force. O título será um FPS com foco em equipes e elementos de terror, mas ainda não possui data de lançamento confirmada.
O game foi mostrado inicialmente como Crossfire: Rainbow, mas recebeu mudanças que o aproximam de uma proposta mais sombria e narrativa. O enredo é construído em torno de uma missão fracassada, com a perspectiva de um soldado sendo interrogado. Confira o trailer!
Project Spectrum estava sendo desenvolvido em segredo há dois anos
Em comunicado oficial, o diretor do jogo, Basil Wang, destacou que o projeto esteve em desenvolvimento secreto nos últimos dois anos.
Ele também afirma que a proposta é entregar uma experiência única, com um mundo perigoso e imprevisível, onde cada passo pode revelar ameaças inesperadas. Para ele, Project Spectrum é um jogo “meticulosamente elaborado” e que busca unir combate e atmosfera imersiva.

“Queríamos criar algo verdadeiramente único: um jogo de tiro meticulosamente elaborado e com um estilo único em sua essência, ao mesmo tempo em que apresentamos um mundo perigoso, porém cativante”, disse Wang no comunicado de imprensa. “À medida que exploram, encontrarão ameaças inesperadas e podem até se tornar o próprio perigo”.
Ainda sem previsão de chegada aos consoles, Project Spectrum está confirmado para PC e utiliza a Unreal Engine 5 como base. O motor gráfico da Epic Games, inclusive, será fundamental para dar vida às mecânicas de distorção da realidade que sustentam a história.
Mais detalhes sobre Project Spectrum
A trama de Project Spectrum gira em torno do Ember, uma força misteriosa capaz de alterar tudo o que toca. Essa energia cria as chamadas Zonas Ember, locais instáveis e cheios de perigos que devem ser investigados pelo Operador — personagem controlado pelos jogadores.

Além do combate contra criaturas afetadas pelo Ember, os jogadores também terão que lidar com a própria sanidade. Certamente essa mecânica adiciona tensão extra ao gameplay, já que as condições psicológicas podem afetar seu desempenho durante as missões.
Outro ponto relevante é a possibilidade de recrutar companheiros ao longo das expedições — e isso reforça a ideia de que a cooperação será crucial dentro das áreas corrompidas. Essa dinâmica traz mais profundidade tática, já que os aliados poderão ajudar a superar ameaças cada vez mais complexas.

Combinando foco na narrativa, atmosfera sombria e jogabilidade assimétrica, Project Spectrum traz qualidades promissoras para se destacar entre os shooters de terror. A Team Jade promete revelar mais detalhes em breve.
“Nossa jornada apenas começou e mal podemos esperar para compartilhar mais no futuro”, completou o diretor de Project Spectrum no comunicado de imprensa.
O que achou de Project Spectrum? Além da ideia promissora, o visual também está muito bonito, não é mesmo? Comente suas impressões nas redes sociais do Voxel!