O governo do estado de São Paulo assinou, nesta quarta-feira (28), o contrato para tirar do papel o Túnel Santos-Guarujá. Ele será a primeira estrutura desse tipo mergulhada no mar na América Latina. O projeto é uma parceria entre os governos estadual e federal com a empresa portuguesa Mota-Engil, com investimento de R$ 7 bilhões.
A previsão é que a obra seja entregue em 2031. Depois de pronto, o túnel deve mudar a vida de quem circula pela região. Isso porque atualmente o trajeto de carro entre as duas cidades leva cerca de uma hora. Com a nova passagem por baixo da água, a expectativa é que esse tempo seja reduzido para aproximadamente cinco minutos.
Túnel Santos-Guarujá vai ter módulos encaixados no fundo do mar
A obra terá um quilômetro e meio. Dessa extensão, quase um quilômetro (870 metros) ficará debaixo do canal onde passam navios. Em vez de escavar o solo, os construtores vão usar blocos gigantes de concreto fabricados em terra firme, que serão levados flutuando e depois colocados a 21 metros de profundidade para serem encaixados.
O túnel foi planejado para ter faixas de trânsito de cada lado, além de uma área protegida para quem anda de bicicleta ou a pé. Engenheiros escolheram esse modelo de túnel submerso para não atrapalhar o movimento dos grandes navios no Porto de Santos e nem criar obstáculos para a base aérea da região. A empresa vencedora terá o direito de cuidar da operação, da segurança e da manutenção da estrutura por 30 anos.
Além de impactar a vida de dois milhões de moradores, a construção deve abrir cerca de nove mil vagas de trabalho no litoral paulista. Além disso, o governo informou que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) emitiu a licença ambiental prévia para o projeto. Ela atesta a viabilidade e autoriza o avanço das próximas etapas.
Entre os aspectos considerados pela análise da Cetesb, estão impactos sobre manguezais, fauna, flora, ruído e desapropriações. A licença também estabeleceu condicionantes, segundo a Agência Brasil.
O post Túnel Santos-Guarujá: governo de SP assina contrato de obra inédita no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.