TV x redes sociais: efeitos no cérebro são diferentes, segundo estudo

Um novo estudo aponta que assistir televisão e acessar as redes sociais têm efeitos diferentes quando o assunto é a atividade cerebral. Os padrões distintos foram identificados durante experimento realizado em pessoas de 18 a 25 anos

De acordo com os pesquisadores, a TV está associada a um aumento do foco, enquanto a mídia social apresenta um resultado contrário. As conclusões foram apresentadas em estudo publicado na revista Scientific Reports.

Exposição aos dispositivos resultou em efeitos diferentes no cérebro (Imagem: Edit 4 Me/Shutterstock)

Redes sociais causaram redução da atividade cerebral

Durante o trabalho, os participantes foram expostos às telas de aparelhos de TV e de celulares. Eles foram analisados a partir de espectroscopia funcional de infravermelho próximo (fNIRS), uma técnica que mede a atividade cerebral através da detecção das alterações na concentração de hemoglobina oxigenada e desoxigenada no cérebro. 

Segundo os pesquisadores, foram identificadas mudanças de humor, energia, tensão, foco e felicidade. Após o uso das redes sociais, por exemplo, os níveis de hemoglobina oxigenada aumentaram mais do que em comparação com a TV. Nestes casos, os participantes relataram se sentir menos focadas, além de apresentarem níveis mais baixos de atividade cerebral.

Uso das redes sociais diminuiu o foco dos usuários (Imagem: Viktollio/Shutterstock)

Essas descobertas sugerem que os tipos interativos de entretenimento deixam o cérebro mais ou menos envolvido. Em outras palavras, diferentes formas de uso da tela estão associadas a padrões distintos de atividade e estados de humor.

Leia mais

Assistir televisão aumenta a atividade cerebral (Imagem: Yuri Snegur/Shutterstock)

Descobertas podem explicar aumento dos transtornos de humor em jovens

  • Embora o estudo tenha analisado jovens adultos, essas descobertas sugerem um resultado semelhante nos adolescentes.
  • Por isso, os pesquisadores defendem que as conclusões sejam levadas em conta nas discussões sobre a limitação do uso das redes sociais.
  • Segundo o trabalho, “se este é o efeito em um cérebro totalmente desenvolvido, precisamos urgentemente considerar os impactos sobre adolescentes e crianças que estão usando cada vez mais essas tecnologias”.
  • Para a equipe, os resultados do estudo podem explicar, por exemplo, o aumento dos transtornos de humor em jovens de todo o mundo.
  • Por outro lado, os cientistas responsáveis pela pesquisa admitem que são necessários mais estudos para entender a relação complexa entre o uso de telas e o cérebro.

O post TV x redes sociais: efeitos no cérebro são diferentes, segundo estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Nintendo: jogos para Switch com até 90% OFF na eShop

Saiba tudo sobre o buraco negro mais antigo do Universo no Olhar Espacial

Conheça Good Boy, filme de terror mostrado na perspectiva de um cão