Twitter: Elon Musk decide abrir código-fonte de algoritmo polêmico

Elon Musk anunciou nesta sexta-feira (17) que vai abrir o código-fonte do algoritmo usado para sugestões de posts no Twitter.

Quais são os planos de Musk?

A medida começa a valer a partir do dia 31 de março. Em seu perfil na rede social, Musk disse que o algoritmo é “excessivamente complexo e não é totalmente compreendido” nem mesmo internamente. A ideia, segundo o novo dono da rede social, é que a liberação do código melhore a confiança dos usuários e a qualidade dos tuítes recomendados mais rapidamente.“As pessoas descobrirão muitas coisas bobas, mas corrigiremos os problemas assim que forem encontrados”, escreveu o bilionário.

Our “algorithm” is overly complex & not fully understood internally. People will discover many silly things , but we’ll patch issues as soon as they’re found!

We’re developing a simplified approach to serve more compelling tweets, but it’s still a work in progress. That’ll also… https://t.co/uxxJe3RT36

— Elon Musk (@elonmusk) March 17, 2023

Por fim, o executivo antecipou que a empresa também lançará em breve uma nova modalidade de recomendação mais simples. A novidade, no entanto, ainda está em fase de desenvolvimento e também terá código aberto.

Vale recordar que a estratégia de abrir o código dos algoritmos do Twitter não é nova e já vinha sendo planejada por Musk desde que conseguiu comprar a companhia no ano passado. Seu argumento é que esta é a única maneira de saber se a rede social está prejudicando ou aumentando o alcance de um perfil.

Curiosamente, em fevereiro, o chefão da Tesla e da SpaceX foi acusado justamente de “ajustar” o algoritmo de recomendação para “turbinar” o alcance das suas próprias postagens.

Leia mais:

Koo: rival do Twitter sai na frente e integra ChatGPT à rede socialMusk diz que Disney e Apple podem salvar os cofres do TwitterTikTok para PC: como enviar vídeos pelo notebook

Twitter pode ser processado por cobrar pela autenticação de dois fatores

Outra notícia envolvendo a rede social ganhou destaque esta semana. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) pode processar o Twitter por cobrar pela verificação de dois fatores (2FA) via SMS. Na última terça-feira (14), a organização notificou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom) sobre o assunto. Saiba mais sobre o caso.

Imagem principal: Sattalat Phukkum/Shutterstock

Com informações do G1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Twitter: Elon Musk decide abrir código-fonte de algoritmo polêmico apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Salão do Automóvel 2025 reúne lançamentos híbridos e elétricos

Como criar uma foto ou vídeo com efeito de envelhecimento

Trailer revela novo Jogos Vorazes com história 24 anos antes; assista