Twitter está sendo processado devido a demissões em massa

A compra do Twitter por Elon Musk deu o que falar, mesmo antes deste acordo ser firmado, já causou burburinhos, porém agora está mais em alta do que nunca.

E a mais recente é: o Twitter está enfrentando uma ação judicial coletiva por causa de demissões em massa que estão em andamento, e que podem reduzir sua força de trabalho pela metade.

Leia mais:

Elon Musk se encontra com anunciantes do Twitter e pede que continuemElon Musk: demissões em massa no Twitter começam nesta sexta-feira (4)Twitter pode cobrar por perfis verificados já a partir da semana que vem

Os funcionários entraram com um processo coletivo contra a empresa no tribunal federal de San Francisco, argumentando que as ações do Twitter contrariam a Lei de Notificação de Ajuste e Reciclagem de Trabalhadores dos EUA (WARN).

De acordo com as leis trabalhista do país, empresas com 100 ou mais funcionários são obrigadas a notificá-los sobre demissões em massa com pelo menos 60 dias de antecedência.

Anteriormente, o Times tinha informado que o Twitter iniciaria demissões e que cerca de metade dos funcionários da empresa seriam afetados. Em um e-mail a rede social afirmou que as demissões “infelizmente são necessárias para garantir o sucesso da empresa no futuro”.

Além disso, a empresa também disse aos funcionários para ficarem em casa e aguardarem um e-mail. Se eles receberem uma mensagem em seu e-mail de propriedade do Twitter, seu trabalho estará seguro. Porém se eles receberem o e-mail em sua conta pessoal, isso significa que eles estão sendo dispensados. Algumas pessoas estão relatando na rede social que já foram bloqueadas de seus e-mails de trabalho e foram removidas da conta central do Slack da empresa.

Imagem: KLYONA/Shutterstock

Os funcionários que estão processando a empresa estão pedindo ao tribunal que emita uma ordem forçando o Twitter a obedecer à Lei WARN, além de também pedirem que o tribunal proíba a empresa de solicitar que os trabalhadores assinem seu direito de litigar.

Shannon Liss-Riordan, advogada que representa os colaboradores, afirmou que eles apresentaram a queixa “na tentativa de garantir que os funcionários estejam cientes de que não devem abrir mão de seus direitos e que têm uma via para buscar seus direitos”.

Vale mencionar que Liss-Riordan também foi a advogada que deu andamento com o processo contra a Tesla por demissões que cortaram 10% da força de trabalho da montadora.

O processo da Tesla foi bastante semelhante a este, os funcionários argumentaram que a Tesla violou a Lei WARN. O chefe da empresa, Elon Musk, que assumiu o Twitter há uma semana, chamou o processo de “trivial” em uma conversa com o editor-chefe da Bloomberg, John Micklethwait. Neste caso, o tribunal ficou do lado da empresa e decidiu que os funcionários deveriam negociar com a Tesla por meio de mediações a portas fechadas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Twitter está sendo processado devido a demissões em massa apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Operação elimina serviço de grupo cibercriminoso que roubava contas do Microsoft 365

Com ator de Breaking Bad, Dispatch revive fórmula da Telltale com episódios semanais

Agentes de IA são os ‘co-pilotos’ dos talentos que vão dar vida à próxima grande ideia