A Tesla iniciou um serviço de transporte por aplicativo em São Francisco, mas chamá-lo robotáxi não é o mais adequado — pelo menos por enquanto.
Assim como no projeto piloto em Austin, Texas, os veículos operam com motoristas humanos no volante, mesmo utilizando a tecnologia de direção totalmente autônoma da empresa, conforme revelou o Business Insider.
Serviço de transporte tem motoristas ao volante
- Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou o lançamento no X (antigo Twitter), e a Tesla AI confirmou que os convites estão sendo enviados para usuários selecionados.
- Apesar de rumores internos sobre a estreia oficial dos robotáxis na Califórnia, a Tesla não os apresentou como tal.
- Vídeos de corridas recentes indicam que há motoristas de segurança presentes e que o serviço é cobrado.
- Segundo autoridades estaduais, a Tesla ainda não possui as licenças exigidas para operar táxis totalmente autônomos na Califórnia.
Leia mais:
- 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico no Brasil
- Como aumentar a autonomia da bateria de um carro elétrico?
- Efeito Trump? Tesla vê lucro despencar no primeiro trimestre
Montadora ainda não está autorizada a operar robotáxis na Califórnia
A Tesla tem autorização apenas para operar serviços de transporte com veículos conduzidos por humanos. Diferente da Califórnia, o Texas, onde o serviço já está em funcionamento, possui regulamentações mais flexíveis.
Mesmo sem a liberação para robotáxis, Musk mantém uma meta ousada: disponibilizar o serviço para cerca de metade da população dos EUA até o final do ano.
O post “Uber” de Elon Musk estreia em São Francisco — mas ainda sem robotáxis apareceu primeiro em Olhar Digital.