A Uber investiu milhões de dólares em uma nova tentativa de lançar seu serviço de robotáxi com carros 100% autônomos. O aporte foi dividido entre a Lucid, montadora de veículos elétricos, e a Nuro, desenvolvedora de sistemas para veículos autônomos, segundo anúncio feito na quinta-feira, 17 de julho.
Há anos, a Uber busca viabilizar um serviço de caronas com veículos autônomos. Até hoje, no entanto, a proposta permaneceu limitada a testes e projetos experimentais em ambientes controlados.

Uber vai lançar serviço de robotáxis em breve
Agora, a empresa parece determinada a expandir essa solução, apostando em tecnologias de parceiros externos.
- A Uber investiu 300 milhões de dólares (cerca de R$ 1,7 bilhão em conversão direta) na Lucid, fabricante de veículos elétricos dos Estados Unidos;
- A empresa também planeja adquirir pelo menos 20 mil unidades do SUV Gravity ao longo dos próximos seis anos;
- Todos os veículos serão equipados com sistemas de direção autônoma desenvolvidos pela Nuro, mas operados pela Uber ou por prestadoras de serviço parceiras;
- A produção desses veículos modificados está prevista para começar em 2026.
O valor do investimento destinado à Nuro não foi divulgado, mas, segundo fontes ouvidas pelo TechCrunch, superou o montante repassado à Lucid.
Fabricação de carros autônomos começa em 2026
Com a parceria, a Uber pretende lançar seu serviço de robotáxi em uma grande cidade dos Estados Unidos já em 2026. De acordo com o cofundador e presidente da Nuro, Dave Ferguson, equipes da empresa e da Lucid já avançaram no desenvolvimento, e algumas unidades de protótipo estão sendo testadas em circuito fechado em Las Vegas, Nevada.
A escolha do SUV Gravity também não foi aleatória. A estrutura do veículo oferece redundâncias de hardware suficientes para suportar um sistema de direção autônoma de nível 3 — que permite ao motorista tirar as mãos do volante em determinadas condições. No projeto com a Uber, no entanto, o objetivo é implementar autonomia de nível 4, que dispensa completamente a intervenção humana.
Quer acompanhar a corrida dos robotáxis e o futuro da mobilidade autônoma? Siga o TecMundo no Instagram, TikTok, X (Twitter) e Facebook.