A Uber lançou, nesta quarta-feira (03), uma ferramenta de autoidentificação para usuários de cão-guia, permitindo informar à plataforma de transporte e, também, ao motorista parceiro responsável pela corrida. A novidade estreia em comemoração ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência.
De acordo com o app, muitas pessoas têm o costume de avisar ao condutor, com antecedência, que irão viajar acompanhadas do animal treinado para guiar pessoas com deficiência visual. Agora, essa mensagem chegará a ele automaticamente, facilitando a comunicação.
Como usar?
Disponível em qualquer modalidade de viagem, a ferramenta de autoidentificação de usuário de cão-guia da Uber é opcional e pode ser ativada ou desativada a qualquer momento. Para configurar o recurso, siga os passos abaixo:
- Abra o app da Uber;
- Toque em “Conta”, na tela inicial, e depois em “Configurações”;
- Na sequência, abra a opção “Acessibilidade”;
- Agora, siga o caminho Cão-guia > Preencher formulário de elegibilidade > Vou viajar com meu cão-guia;
- Para finalizar, escolha se deseja informar os motoristas parceiros ou não.
Como informado acima, usuários de cão-guia não são obrigados a ativar a função. É possível continuar solicitando as corridas sem o recurso normalmente, em qualquer categoria, da mesma maneira que anteriormente.

O app de transporte destaca que também possui uma política específica para orientar motoristas sobre a obrigatoriedade de transportar pessoas com cão-guia, e a nova funcionalidade permitirá acompanhar melhor a experiência. A recusa pode levar à desativação do perfil.
Ainda segundo a companhia, o motorista que tentar cancelar a viagem de um usuário autoidentificado será alertado a respeito das obrigações legais. Se o profissional insistir no cancelamento, o app oferecerá suporte adicional ao viajante, por meio de mensagem.
Outros recursos de acessibilidade da Uber
A plataforma possui mais ferramentas acessíveis, incluindo a compatibilidade com leitores de tela TalkBack, no Android, e VoiceOver, no iOS, facilitando a navegação de usuários com deficiência visual. A partir de feedbacks, ela passou a informar a cor do veículo e a distância até o carro em texto, no lugar de ilustrações.
Também há isenção da taxa de espera, oferecendo um tempo maior para o embarque, e a possibilidade de indicar se possui deficiência, informação exibida ao lado do nome do usuário, evitando constrangimentos na interação com o motorista. A adição pode ser feita em Conta > Configurações > Acessibilidade.
Outros destaques são o guia de acessibilidade para apoiar os motoristas e o canal de suporte psicológico para vítimas de condutas discriminatórias ou recusas de viagem para pessoas com cão-guia, oferecido em parceria com o MeToo Brasil.
Curtiu o conteúdo? Siga acompanhando o TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.
