Home Variedade Uber: passageiras poderão ativar preferência por motoristas mulheres

Uber: passageiras poderão ativar preferência por motoristas mulheres

by Fesouza
6 minutes read

A Uber vai conduzir um projeto-piloto no Brasil de recursos que visam proteger as mulheres. Na prática, as passageiras poderão solicitar viagens com motoristas mulheres por meio de três funcionalidades. O programa será testado gradativamente nas cidades de Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande.

Até então, apenas as motoristas tinham a opção de configurar o aplicativo para receber mulheres por meio da plataforma U-Elas. Em julho, a empresa ampliou os recursos em testes realizados nas cidades de Los Angeles e São Francisco, na Califórnia, e Detroit, no Michigan – as três nos Estados Unidos, como informou o Olhar Digital.

“Esse recurso coroa nossos esforços e demonstra que estamos indo além para proporcionar mais tranquilidade às usuárias. Sabemos que segurança é um trabalho que nunca termina, mas temos um compromisso com as mulheres e vamos continuar investindo em ferramentas de segurança como um todo e em conteúdos educativos para os nossos parceiros e usuários homens”, afirma Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil.

uber-mulheres
(Imagem: Uber/Divulgação)

Como vai funcionar?

O piloto será lançado em três formatos distintos para, segundo a Uber, atender às diferentes necessidades das usuárias:

  • Reserve Mulheres Motoristas: As usuárias poderão selecionar a opção Mulheres Motoristas ao agendarem viagens pelo Uber Reserve, que permite agendar viagens com a antecedência mínima de 30 minutos.

Essa modalidade estará disponível em Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande.

  • Preferência das Mulheres: as usuárias poderão ativar a preferência por uma motorista mulher nas configurações de Perfil/Preferências de Viagem. Com esta opção ativa, o aplicativo priorizará uma motorista mulher na solicitação das viagens de Uber X, mas não garante que essa viagem será necessariamente feita por uma motorista mulher. Como isso depende da quantidade de motoristas parceiras na região, se o tempo de espera for muito longo, o aplicativo irá redirecionar o pedido de viagem para o motorista mais próximo de forma automática.

Essa modalidade estará disponível em Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande.

  • Mulheres Motoristas: As usuárias verão a opção “Mulheres Motoristas” entre os produtos disponíveis para solicitar uma viagem de forma imediata na tela inicial. Ao selecionar essa opção, o app tentará parear a viagem com uma motorista mulher. Se o tempo de espera for muito longo, o aplicativo perguntará à usuária se ela deseja continuar aguardando ou se prefere redirecionar a viagem para o motorista mais próximo.

Essa modalidade estará disponível somente em Piracicaba.

recursos-uber
Até então, apenas as motoristas tinham a opção de configurar o aplicativo para receber mulheres (Imagem: Uber/Divulgação)

Leia Mais:

Violência 

No Brasil, apenas 8% dos motoristas cadastrados na Uber são mulheres. Segundo a empresa, a base de parceiras ainda está em construção, com aumento de 160% nos últimos anos. A modalidade U-Elas, que permite que motoristas mulheres recebam pedidos de viagens somente de usuárias mulheres, foi implementada em 2019.

E um dos grandes motivos para a baixa adesão ainda é a violência: 81% das mulheres já sofreram violência em seus deslocamentos pela cidade, 69% das mulheres já foram alvo de olhares insistentes e cantadas inconvenientes ao se deslocarem pela cidade e 35% já sofreram importunação ou assédio sexual. Os dados são de uma pesquisa realizada pelos institutos Locomotiva e Patrícia Galvão, com apoio técnico da ONU Mulheres e da Uber.

mulher motorista
No Brasil, apenas 8% dos motoristas cadastrados na Uber são mulheres (Imagem: Urbanscape/iStock)

Mulheres em condições de insegurança podem acionar a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, um serviço público e gratuito que orienta sobre direitos e serviços em todo o país. Funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Disponível também no WhatsApp: (61) 9610-0180.

O post Uber: passageiras poderão ativar preferência por motoristas mulheres apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment