Na manhã desta terça-feira (25), aconteceu o último eclipse solar de 2022. Infelizmente, o espetáculo foi visível apenas em algumas partes da Europa, oeste da Ásia e nordeste da África. Mas, para quem estava fora dessas regiões e quis acompanhar o evento em tempo real, foram disponibilizadas algumas transmissões ao vivo pela internet.
Animação mostra um eclipse solar parcial (quando a sombra da Lua não cobre todo o disco do Sol). Imagem: Gifs.Eco.BR
Esse eclipse solar foi parcial, com início às 5h58 da manhã (pelo horário de Brasília), quando a Lua começou a passar em frente ao Sol, terminando aproximadamente às 10h.
De acordo com o site Space.com, nem eclipses solares parciais nem totais são visíveis de todas as partes do globo. Isso porque a Lua é muito menor que a Terra, e sua sombra tem apenas algumas centenas de quilômetros de largura, o que torna impossível que ela “caia” sobre todas as partes do planeta ao mesmo tempo.
Desta vez, o máximo de cobertura que o disco do Sol recebeu foi de 82%, em um local chamado “ponto do eclipse central”: o lugar na Terra em que uma linha imaginária ligando o centro do Sol e o centro da Lua encontra a superfície do nosso planeta. No caso deste último eclipse solar do ano, esse ponto foi no Polo Norte.
Regiões mais distantes desse local tiveram visões cada vez menos privilegiadas. Na Rússia, 80% do Sol foi eclipsado, com a região sombria caindo para 70% na China, 63% na Noruega e 62% na Finlândia.
Para você que não assistiu a nenhuma das lives comentadas, seguem imagens incríveis do fenômeno, registradas por observadores posicionados em regiões favorecidas, como Londres, no Reino Unido, Wassenaar, na Holanda, Senja, na Noruega, Agra, na Índia, e Istambul, na Turquia.
Leia mais:
Sonda capta eclipse inusitado entre luas de Marte e de JúpiterVeja eclipse solar capturado por observatório da NASATelescópio voador SOFIA observa eclipse raro em um sistema estelar binário
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Último eclipse solar de 2022 em imagens espetaculares apareceu primeiro em Olhar Digital.