Home Variedade Último teste nuclear dos EUA causou terremoto no deserto

Último teste nuclear dos EUA causou terremoto no deserto

by Fesouza
4 minutes read

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retomar os testes de armas nucleares gerou uma preocupação global. O republicano afirmou que essa é uma resposta aos programas de países considerados ameaças, caso da Rússia e da China.

No anúncio, realizado nesta semana pelas redes sociais, o chefe da Casa Branca ainda disse que “o processo começará imediatamente”. O último teste do tipo realizado pelo país aconteceu em setembro de 1992.

Último teste nuclear dos EUA causou terremoto no deserto
Republicano anunciou a decisão em publicação nas redes sociais (Imagem: Brian Jason/Shutterstock)

Bomba gerou uma energia de cinco quilotons

  • No total, os Estados Unidos realizaram 1.054 testes com armamento atômico.
  • O último deles foi o Divider, conduzido pelo Laboratório Nacional de Los Alamos, em um deserto de Nevada, a menos de 160 km da cidade de Las Vegas.
  • Ele também foi o último na série de oito testes nucleares da Operação Julin, desenvolvida entre 1991 e 1992.
  • Durante o trabalho, a bomba atômica foi colocada em um poço com mais de 400 metros de profundidade e detonada no dia 23 de setembro de 1992.
  • A explosão provocou um terremoto de magnitude 4,4, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
  • Estimativas indicam que a bomba gerou uma energia de 5 quilotons, o que equivale a 5 mil toneladas de TNT, cerca de um terço da bomba de Hiroshima.

Leia mais

Último teste nuclear dos EUA causou terremoto no deserto
Bomba atômica foi colocada em um poço com mais de 400 metros de profundidade e detonada em 1992 (Imagem: Laboratório Nacional Los Alamos)

O que fez a Casa Branca abandonar os testes nucleares?

De acordo com informações do G1, o Divider não foi projetado para ser o último teste nuclear dos Estados Unidos. No entanto, com o fim da União Soviética, em 1992, o Congresso dos EUA começou a debater um projeto de lei para suspender a realização de experimentos.

Pouco mais de uma semana após o Divider, o então presidente George H. W. Bush assinou um memorando que suspendia os testes subterrâneos por nove meses, mas autorizava a realização de até outros 15 até setembro de 1996. No ano seguinte, o presidente Bill Clinton, que havia acabado de assumir a Casa Branca, renovou essa suspensão por tempo indeterminado.

Último teste nuclear dos EUA causou terremoto no deserto
Segundo Trump, testes serão retomados imediatamente (Imagem: Bordovski Yauheni/Shutterstock)

Já em 1996, dezenas de países assinaram o Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBT). O governo dos Estados Unidos assinou o acordo global, mas o texto nunca foi ratificado pelo Congresso. Isso significa que o país poderia retomar os testes nucleares, o que aparentemente vai acontecer a partir das declarações de Trump.

O post Último teste nuclear dos EUA causou terremoto no deserto apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment