Home Variedade Um divórcio arruinou o final de Stranger Things? Entenda nova controvérsia da série

Um divórcio arruinou o final de Stranger Things? Entenda nova controvérsia da série

by Fesouza
4 minutes read

Lançado no dia 31 de dezembro de 2025, o episódio final de Stranger Things continua gerando controvérsias. Após ele ter desagradado diversos fãs, surgiram diversas teorias que tentam explicar os motivos pelos quais a conclusão da trama não agradou — incluindo suposições já desmentidas de que o capítulo final era “falso”.

A mais teoria mais recente envolve a vida pessoal de um dos criadores da série, Ross Duffer. Segundo ela, o divórcio que o criador enfrentou durante o último ano de produção do show foi o principal motivo para os problemas que a trama enfrentou. E, segundo os criadores do “Divorce Gate”, ele e seu irmão Matt não são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso da série.

Como um divórcio pode ter arruinado Stranger Things?

Stranger-Things-Temporada-5-Arruinada-Divorcio-01.jpg
A teoria do Divorce Gate afirma que os Irmãos Duffer não são responsáveis pelo sucesso da série. Imagem: Divulgação/Netflix

Casado em 2015 com Leigh Janiak, Ross Duffer iniciou seu processo de separação dela em 2024 por questões envolvendo “diferenças irreconciliáveis”, que nunca foram detalhadas publicamente. Embora nunca tenha aparecido nos créditos de Stranger Things, Leigh construiu uma carreira sólida como roteirista de filmes de terror.

  • Entre os trabalhos recentes dela está a trilogia recente de Rua do Medo, que contou com distribuição da Netflix;
  • Ela também tem um bom histórico como diretora e chegou a comandar dois episódios da série de Pânico, produzida entre 2016 e 2019;
  • A teoria dos fãs de Stranger Things é que Leigh usou sua experiência com o gênero de terror para ajudar os Irmãos Duffer a elaborar a série;
  • Como “prova”, eles afirmam que as quatro primeiras temporadas do show apresentam muitas semelhanças com os filmes recentes de Rua do Medo;
  • Como Leigh já estava em processo de separação com Ross Duffer durante a produção da Temporada 5, ela não colaborou com sua produção.

Em resumo, a teoria do Divorce Gate presume que o único motivo pelo qual Stranger Things fez sucesso foi pelo fato de que Leigh Janiak era um elemento central de sua produção. Sem suas colaborações — que nunca foram creditadas —, a história perdeu coerência e apresentou o resultado que continua gerando discordâncias entre os fãs.

Documentário oficial ajudou a alimentar teorias sobre Stranger Things 5

Entre os elementos que ajudaram a alimentar a teoria está o documentário A Última Aventura. Com imagens exclusivas de bastidores, ele revela que a Temporada 5 de Stranger Things começou a ser produzida antes que seus roteiros estivessem finalizados — e o mesmo aconteceu com seu episódio final.

E, como o divórcio de Ross Duffer estava acontecendo nesse período, muitos fãs passaram a acreditar que esses dois elementos estão ligados. Em certo ponto, o registro também mostra o que parece ser a interface do ChatGPT, que pode ter “auxiliado” a derrubar a qualidade dos roteiros.

Apesar de todas as teorias envolvendo Leigh Janiak, o mais provável é que sua influência sobre o fracasso da Temporada final — e o sucesso das anteriores — seja mínima. Assim como aconteceu com outros shows de grande repercussão com finais insatisfatórios, o mais provável é que os Irmãos Duffer simplesmente não tenham conseguido encontrar a melhor forma de encerrar sua história e lidar com as grandes expectativas dos fãs.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

You may also like

Leave a Comment