A fabricante de remédios Eli Lilly anunciou aumento de até 170% no preço do medicamento para emagrecimento Mounjaro no Reino Unido, elevando a dose mais alta de £122 para £330 por mês.
Doses menores terão reajustes menores. O impacto direto para consumidores, incluindo os brasileiros, pode ser limitado, já que varejistas negociam descontos, e o NHS continua pagando preço reduzido para pacientes com receita médica.
Justificativa para o aumento
- O Mounjaro, injeção semanal que reduz o apetite, pode ajudar na perda de até 20% do peso corporal.
- Atualmente, cerca de 1,5 milhão de pessoas usam medicamentos para emagrecimento no Reino Unido, mais da metade tomando Mounjaro, e nove em cada dez pagam de forma privada.
- A Eli Lilly justificou o aumento em um comunicado, afirmando que, no lançamento, o preço foi definido abaixo da média europeia para acelerar a disponibilidade no NHS.
- Agora, com novas evidências clínicas e mudanças no cenário global, a empresa ajusta o preço para refletir o “valor do medicamento” e garantir contribuições justas ao custo da inovação.
Leia mais
- Mounjaro e Ozempic podem causar queda de cabelo? Entenda
- Qual é o melhor, Wegovy ou Mounjaro? Cientistas respondem
- Farmacêutica do Mounjaro aposta em “pílula do emagrecimento”
Pacientes precisam estar informados
Especialistas alertam sobre o impacto do aumento nos pacientes. Dra. Leyla Hannbeck, da Associação de Farmácias Independentes, disse para a BBC estar “chocada e muito decepcionada”, e destacou a importância de os pacientes buscarem orientação nas farmácias locais.
Ela ressaltou que Mounjaro não é a única opção, lembrando também do Wegovy, da Novo Nordisk, outro medicamento popular para perda de peso. Segundo Hannbeck, o mercado de injeções para emagrecimento só crescerá se os tratamentos permanecerem acessíveis.
Em uma publicação em seu perfil do X (Twitter), Hannbeck disse que “é inaceitável que um fabricante aumente os preços em 100% da noite para o dia, sem nenhum aviso”.
O post Um dos remédios emagrecedores “da moda”, Mounjaro deve ficar mais caro apareceu primeiro em Olhar Digital.