Um dos remédios emagrecedores “da moda”, Mounjaro deve ficar mais caro

A fabricante de remédios Eli Lilly anunciou aumento de até 170% no preço do medicamento para emagrecimento Mounjaro no Reino Unido, elevando a dose mais alta de £122 para £330 por mês.

Doses menores terão reajustes menores. O impacto direto para consumidores, incluindo os brasileiros, pode ser limitado, já que varejistas negociam descontos, e o NHS continua pagando preço reduzido para pacientes com receita médica.

Aumento histórico no preço do Mounjaro gera alerta no mercado de emagrecimento (Imagem: MKPhoto12/Shutterstock)

Justificativa para o aumento

  • O Mounjaro, injeção semanal que reduz o apetite, pode ajudar na perda de até 20% do peso corporal.
  • Atualmente, cerca de 1,5 milhão de pessoas usam medicamentos para emagrecimento no Reino Unido, mais da metade tomando Mounjaro, e nove em cada dez pagam de forma privada.
  • A Eli Lilly justificou o aumento em um comunicado, afirmando que, no lançamento, o preço foi definido abaixo da média europeia para acelerar a disponibilidade no NHS.
  • Agora, com novas evidências clínicas e mudanças no cenário global, a empresa ajusta o preço para refletir o “valor do medicamento” e garantir contribuições justas ao custo da inovação.

Leia mais

Mounjaro, remédio para perda de peso, fica mais caro no Reino Unido (Imagem: Mohammed_Al_Ali/Shutterstock)

Pacientes precisam estar informados

Especialistas alertam sobre o impacto do aumento nos pacientes. Dra. Leyla Hannbeck, da Associação de Farmácias Independentes, disse para a BBC estar “chocada e muito decepcionada”, e destacou a importância de os pacientes buscarem orientação nas farmácias locais.

Ela ressaltou que Mounjaro não é a única opção, lembrando também do Wegovy, da Novo Nordisk, outro medicamento popular para perda de peso. Segundo Hannbeck, o mercado de injeções para emagrecimento só crescerá se os tratamentos permanecerem acessíveis.

Em uma publicação em seu perfil do X (Twitter), Hannbeck disse que “é inaceitável que um fabricante aumente os preços em 100% da noite para o dia, sem nenhum aviso”.

Especialistas alertam sobre o impacto em quem compra medicamentos de forma privada – Imagem: MKPhoto12/Shutterstock

O post Um dos remédios emagrecedores “da moda”, Mounjaro deve ficar mais caro apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Carta de 327 anos revela cidade maia perdida

Perfis usam nome de Hytalo Santos para divulgar apostas ilegais nas redes sociais

Seu Direito Digital: a regulamentação das redes e dos streamings no Brasil